Publicidade

Informar

Saiba como fazer 5 máscaras de cabelo com ingredientes de cozinha

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Perdas de cabelo, falta de brilho, secura e fraqueza dos fios, além de um desconforto estético, podem estar associados à problemas graves de saúde. Contudo, além de procurar um especialista, podemos cuidar bem das madeixas, evitando práticas agressivas e investindo, por exemplo, em máscaras de cabelo.

Os fios são formados por duas proteínas principais: a queratina, responsável pela estrutura e força do cabelo, e a melanina, incumbida de atribuir pigmentação à cabeleira. Por isso, é super importante ficar ligado na manutenção de vitaminas, sais minerais e aminoácidos dos fios.

Uma boa alimentação é fonte de vários desses nutrientes, porém, nem sempre garante a quantidade necessária para deixar o cabelo sempre bonito e saudável.

Como alternativa, diversas máscaras capilares ajudam a compensar a falta das propriedades benéficas às madeixas. Elas podem ser feitas até com elementos comuns e acessíveis do dia a dia.

Pensando nisso, o Catraca Livre Estilo listou 5 receitas de máscaras de cabelo para você fazer com ingredientes de cozinha de maneira rápida e simples.

  • Leite de coco | Fortalecimento

Rico em aminoácidos e ácidos graxos, o leite de coco é ótimo para a nutrição do couro cabeludo e o fortalecimento dos fios, da raiz até as pontas. O produto é muito usado para o controle da queda excessiva de cabelo.

Sua utilização é super simples. Bata um copo de leite de coco e aplique diretamente no cabelo, após separá-lo em várias mechas. Depois de espalhar o leite por todos os fios, coloque uma touca e deixe o líquido agir por 45 minutos. Em seguida, massageie bem o couro cabelo e enxágue com água em abundância.

  • Babosa e cenoura | Hidratação e limpeza

A famosa babosa, também conhecida como aloe vera, é recomendada para quem sonha com fios brilhantes e super hidratados. Combinada com a cenoura, a planta ajuda no equilíbrio do pH do couro cabeludo e na limpeza dos folículos.

Para fazer a máscara, corte quatro folhas de babosa e extraia o gel da parte interna. Rale uma cenoura e bata no liquidificador com a pasta da aloe vera. Aplique a mistura nos fios úmidos e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

  • Azeite de oliva | Volume e força

Outro ingrediente rico em ácidos graxos essenciais é o azeite de oliva, perfeito para pessoas que enfrentam queda de cabelo. O óleo promove o crescimento saudável, garantindo volume e força às madeixas.

Massageie duas colheres de sopa de azeite de oliva nos fios, principalmente no comprimento, e, após colocar com uma touca, deixe agindo por 15 minutos. Depois é só lavar muito bem a cabeça com shampoo, quantas vezes forem necessárias para remover o produto. Finalize com condicionador. Se você tem cabelos oleosos, evite o contato do líquido com o couro cabeludo.

Ingredientes inusitados são transformados em máscaras milagrosas para o cabelo
  • Abacate e mel | Restauração e hidratação profunda

Para quem está acostumado com o uso constante de secadores de cabelo, chapinhas ou tinturas, a máscara de abacate com mel deve ser uma amiga fiel.

Tanto a polpa quanto o óleo do abacate são riquíssimos em antioxidantes, proteínas e ácidos graxos, usados na recuperação de fios maltratados pela química. Aliado ao mel, o ingrediente agrega brilho e maciez ao cabelo, além de garantir hidratação profunda.

Em um liquidificador, coloque a polpa de um abacate maduro e acrescente duas colheres de sopa de mel. Após bater os ingredientes, espalhe a mistura no cabelo úmido e aguarde entre 20 e 30 minutos com uma touca. Enxágue bem e lave os fios normalmente.

  • Iogurte natural e gema de ovo | Crescimento e brilho

É de conhecimento popular que gemas de ovo são uma mão na roda para quem deseja estimular o crescimento capilar e conquistar fios mais estruturados. Além de darem muito brilho às madeixas, gemas de ovo são usadas para dar volume, devido à presença de proteínas e minerais, como o enxofre.

Já o iogurte natural é conhecido por ajudar na selagem e nutrição dos fios, na limpeza do couro cabeludo e na prevenção da caspa.

Para a receita, bata a gema de um ovo até ficar cremosa e misture a um copo de iogurte natural. Separe o cabelo em mechas e espalhe bem a mistura. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem os fios com água fria.


Leia mais:

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade