Bolinho de arroz sem farinha (vegano)

Alternativa prática, saudável e deliciosa para variar o preparo do arroz

Esse bolinho de arroz sem farinha, além de super prático, é sempre garantia de sucesso!rs Ele dispensa a fritura (com seus dolorosos respingos) e os ingredientes de origem animal, sem comprometer em nada o sabor irresistível e a textura crocante.

Eu sou tão apaixonada por essa receita, que achei justo compartilhá-la logo nesse meu primeiro post na Catraca Livre. E como virão mais receitas pela frente, vou me apresentar (de forma rápida, juro!rs) para que a gente se conheça um pouco mais: me chamo Paloma Moreira, sou vegana, fascinada por gastronomia e idealizadora do Blog PavegInstagram:@_paveg) – (Não falei que seria rápido? rs).

Feitas as apresentações, bora aprender logo a fazer esse bolinho de arroz sem farinha! Para facilitar, vou deixar aqui um vídeo de só 1 minutinho que ensina o passo a passo:

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de arroz cozido (integral, vermelho ou branco – já temperado ou sem tempero)
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 2 colheres (sopa) de linhaça dourada (opcional)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (café) de pimenta preta
  • a gosto – orégano

Modo de Preparo:

  1. Comece processando o arroz cozido e a cebola picada
  2. Adicione o azeite e processe um pouco mais
  3. Em seguida, faça o mesmo com a água
  4. Atenção: adicione a água aos poucos. Se sentir necessidade, adicione um pouco mais (a massa deve ficar consistente, modelável, assim como mostrado no vídeo)
  5. Acrescente a linhaça, o sal, a pimenta preta e processe mais
  6. Transfira a massa para um prato
  7. Polvilhe um pouco de orégano
  8. Com uma colher pegue pequenos pedaços de massa e, em seguida, modele-os em formato de bolinha
  9. Disponha os bolinhos de arroz em uma assadeira untada com azeite e pincele azeite sobre eles
  10. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35 minutos

Simples demais, né? E você pode variar como preferir, adicionando ingredientes diferentes (como pedacinhos de espinafre) ou substituindo outros (a linhaça pela chia, por exemplo). De qualquer maneira, o que importa é que não sobrará mais um potinho de arroz fazendo aniversário na geladeira!rs

Detalhes importantes:

Caso prefira fazer no liquidificador, também dá certo, mas demanda um pouco mais de paciência. Vá ajudando com uma colher, e tente não adicionar mais água do que o indicado, caso contrário a massa ficará sem a consistência ideal para ser modelada.

Se você for do time da fritura, fique tranquilo, porque esse Bolinho de Arroz também fica uma delícia quando é feito frito.rs

Bolinho de arroz sem farinha (vegano e assado)
Créditos: Paloma Moreira/ Blog Paveg
Bolinho de arroz sem farinha (vegano e assado)

Se fizer o Bolinho de Arroz, me envie uma foto pelo Instagram ou me marque em seu post (Blog Paveg)! :) Quero saber o que acharam!

View this post on Instagram

BOLINHO DE ARROZ SEM FARINHA?- atualizando as definições de praticidade! ? #vegano #semglúten ⠀⠀ Já marca os amigos que vão AMAR essa delícia (e quem não te responder em 5 minutos vai ficar devendo 20 desses) haha ?? ______________ ⠀⠀ ✨✨ A receita completa acabou de sair no canal, no quadro RECEITA EM 1 MINUTO! ⠀⠀ ✨? (vou deixar o link no story) – ♥️ ou acesse youtube.com/pavegblog ? ⠀⠀ Tô esperando vocês lá! ? ________________ ⠀⠀ ??Obs.1: Fiquei sumida nos últimos dias por conta de uma cirurgia, mas agora tuuuuudo voltará ao normal por aqui ???! Obrigada a todos que demonstraram tanto carinho quando contei nos stories! ⠀⠀ ⠀⠀ Agora BORA fazer bolinho de arroz!!!! hahaha ?????? ⠀⠀ #receitapaveg #ReceitaEm1MinutoPaveg

A post shared by Blog Paveg? Por Paloma Moreira (@_paveg) on

Em parceria com Blog Paveg

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário blogpaveg

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.