Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Cervejaria artesanal Brass Brew ocupa a encantadora Casa das Caldeiras, uma fábrica dos anos 20!

A experiência de encontrar os amigos para um happy hour nesse patrimônio histórico da cidade de São Paulo é o Achado Elo do lugar

Por: Publi

Com seus charmosos tijolinhos aparentes, a Casa das Caldeiras, uma antiga fábrica construída na década de 1920 pela família Matarazzo, tornou-se o espaço ideal para festejar a diversidade cultural de SP. 

E, nos últimos meses, o lugar ficou ainda mais agitado graças à presença da Brass Brew, com sua refrescante cerveja artesanal e uma programação perfeita!


Brass Brew
Crédito: Luiz Costa - Achados EloOlha quanto charme! A experiência de tomar uma cervejinha artesanal na histórica Casa das Caldeiras é o Achado Elo da Brass Brew

“Temos um compromisso de preservar o patrimônio cultural e valorizar a importância histórica desse lugar. Sempre fomos apaixonados pela Casa das Caldeiras e sentimos orgulho de sermos conhecidos como a marca de cerveja do espaço. Estar em um lugar tão icônico para São Paulo é engrandecedor”, reflete o cervejeiro Omar Sabbag, sócio da Brass Brew ao lado de Henrique Mazzei.

A cervejaria montou no quintal da fábrica um espaço bem gostosinho para aqueles que levam o happy hour muito a sério e estão sempre à procura de um local descolado para descomprimir a pressão da metrópole. O Achado Elo é justamente essa experiência mágica de confraternizar com a galera em um lugar tão especial.

Com um chão de pedrinhas, a área externa tem mesinhas, mesões para compartilhar, bancos, guarda-sóis, jogo de dardos e até buracos no chão para montar fogueiras nos dias mais frios.

E, à noite, essa área de convivência fica ainda mais aconchegante com luzes amareladas indiretas, velas nas mesas e a iluminação encantadora da própria construção histórica! O quintal também recebe shows e DJs.

A programação cultural do espaço, conforme conta o mestre cervejeiro, é decidida por um coletivo que administra a fábrica. “Nada pode ferir a identidade e a história da Casa das Caldeiras e da comunidade. Somos bem preocupados com isso. E essa curadoria é feita por todos que participam da ocupação artística e gastronômica”, explica. 

Crédito: Luiz Costa - Achados EloA Brass produz vários tipos de cerveja artesanal

Bora tomar uma cervejinha artesanal?

A história da Brass Brew começa em 2016, quando Omar Sabbag criou sua primeira cerveja, do tipo IPA, no sítio de seu primo. “Era só um teste, mas ficou muito boa! Abandonei o escritório e a ideia de ter uma empresa convencional para me especializar e perseguir receitas especiais e tradicionais”, lembra.

Logo surgiria a cerveja Haux, uma referência à tribo indígena kaxinawá, do Acre. “Esse nome significa ‘em busca da cura’ e era isso que queríamos com a marca. Buscávamos uma cerveja que fosse viva, respeitando suas propriedades, receitas originais e o próprio tempo. A Brass é a evolução comercial dessa bebida que surgiu na figueira do sítio”, revela.

Hoje a marca fabrica vários estilos de cerveja: IPA, APA, Pale Ale Inglesa, Blondie Ale, Stout, Witbier Hibisco, Lager, Porter, Red Ale, Special Ipa, Weissbier, Golden Ale e Kellerbier. 

E toda a produção acontece no ICB – Instituto de Cerveja do Brasil, em Indaiatuba (SP), onde Sabbag se especializou. “Somos fiéis às receitas originais de cada cerveja, por isso usamos apenas insumos trazidos de seus países de origem”, esclarece.

Lá na Casa das Caldeiras, onde a marca vende cerca de 5 mil litros de cerveja artesanal por mês, você pode experimentar todos esses rótulos. A Brass Brew ainda divide o espaço com o bar Nu I Cru, especializado em drinks autorais. 

Há também outros produtores que vendem comidinhas por lá. Entre eles, estão o Sow Burger, que faz lanches deliciosos, e o Guara Vermelho, que serve frutos do mar e ceviche. No entanto, os anfitriões sempre preparam outras surpresinhas para o público, como festivais gastronômicos, divulgadas na página @brassbrew no Instagram

Novos ares

Recentemente, uma nova casa da Brass Brew foi inaugurada no térreo do edifício Virgínia, na região do Baixo Augusta, comandada por Henrique Mazzei. 

O prédio, projetado em 1951, passa por uma readequação arquitetônica para viabilizar habitações democráticas no centro de SP, e a cervejaria participa da ocupação desse espaço junto com várias outras marcas de economia criativa.

“A nossa ideia é ficar aqui na Casa das Caldeiras por muitos anos. Quando o sonho de fazer nossa cerveja ficou pequeno para a garagem que ocupávamos no Morumbi, passamos a procurar um lugar antigo em SP para revitalizar e trazer mais vida. Nada seria tão sob medida quanto este patrimônio cultural. Mas ainda queremos ocupar outros lugares icônicos da cidade!”, sonha Sabbag.

Quer ter essa autêntica experiência Achados Elo? A Casa das Caldeiras fica na avenida Francisco Matarazzo, 1650, Água Branca. O lugar funciona às quintas-feiras, das 18h às 23h; às sextas, das 18h à 0h; aos sábados, das 14h à 0h; e aos domingos, das 14h às 23h. 


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo WhatsApp (11) 99604-5391


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis na Grande SP!

Compartilhe:

Tags: #Achados Elo