Como fazer os donuts caseiros que os Simpsons adoram

Iguaizinhos aos que você vê nos filmes, mas feitos aí mesmo na sua casa. Confira a receita e várias dicas que valem ouro!

Aquelas rosquinhas com coberturas coloridas que vemos nos filmes americanos são os maravilhosos donuts e hoje em dia são mais facilmente encontrados em confeitarias aqui no Brasil.

O preparo não é nada complicado e, seguindo nossas dicas, você vai conseguir fazer um gostoso donut aí na sua casa. Nós ainda trouxemos mais algumas variações interessantes para você turbinar seu café da manhã.

Boa leitura!

Donuts coloridos, docinhos e deliciosos para fazer em casa
Créditos: shaiith - stock.adobe.com
Donuts coloridos, docinhos e deliciosos para fazer em casa

Dos tiras da pesada até o Homer Simpson

Na cultura americana divulgada nos filmes de Hollywood, os donuts estão muito presentes, desde a piada recorrente dos policiais (ou tiras, pra quem viu dublado) gostarem de se empanturrar com a iguaria, até quase que uma marca própria do Homer, do desenho animado interminável dos Simpsons. Isso se deve ao fato de que esse doce está nos EUA desde sua colonização.

O nome vem de “doughnuts” que em tradução livre pode ser algo como massa frita, ou até rosca frita, e assim era conhecido na Inglaterra. Ao desembarcar na América, por conta das abreviações normais da linguagem, acabou por ficar como donuts e apesar de ter vindo através dos colonos, hoje em dia esse doce é tão americano quanto as listras e estrelas da bandeira.

E agora está mais próximo de você do que imagina, e você vai poder fazer um donut fofinho e saboroso no conforto da sua casa, com essa receita prática e infalível.

Chega de papo e vamos aos ingredientes.

Donuts caseiros

Ingredientes:

  • Ovo 2 unidades
  • Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • Leite 1/2 xícara (chá)
  • Essência de baunilha 1 colher (sobremesa)
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Farinha de trigo 1 xícara (chá)
  • Sal 1 colher (café)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)

Como fazer:

Com um batedor de claras, bata ligeiramente os ovos numa tigela até começar a espumar. Depois junte o óleo, o leite e o extrato de baunilha e mexa para misturar tudo. Aos poucos, acrescente o açúcar e a farinha de trigo misturando bem a cada adição. Por último, para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire junto o sal e o fermento em pó com um coador pequeno.

Para assá-los pode-se usar uma forma com moldes próprios, uma máquina de donut ou ainda um tostador para donut. Encha a forma previamente untada com óleo comum ou spray, mas tome cuidado para não encher demais, pois os donuts irão crescer um pouco quando assar. Ponha no forno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 8 a 12 minutos dependendo do forno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los.

Há várias formas de fazer um donut tradicional americano, essa é a receita base, porém, é possível variar e deixar até mais simples.

Separamos 4 ótimas receitas para você fazer um donut de dar orgulho, confira:

Donuts de baunilha e geleia
Donuts assados
Donuts simples
Receita de donuts fácil

Os superamigos do Donut

Na cultura americana, existem vários desses doces diferentões que aqui para gente cai tudo na categoria “bolinhos”, variando apenas se é recheado ou não. Lá, ao contrário, essas receitas importaram e adaptaram várias iguarias, então, as mesas de café da manhã estão sempre lotadas de opções.

Para te inspirar, vamos falar dos três principais bolinhos além dos donuts, para você ter uma experiência americana mais profunda:

Bagels

O bagel é um tipo de pãozinho com cobertura açucarada, que pode vir em vários formatos, sendo o mais comum o compridinho, que lembra um panini.

É bem simples de fazer, com um preparo semelhante ao de pão mesmo, porém, leva leite na massa que deixa mais densa e, claro, a cobertura açucarada.

Se quiser pode rechear seus bagels, nos EUA costumam comer com geleia, mas fique livre para usar sua criatividade.

Scone

Já o scone é um bolinho mesmo, e é até mais comum no Reino Unido do que nos Estados Unidos, mas não deixa de ser uma deliciosa receita para um café da manhã.

A massa é mais fofinha e leva manteiga, deixando-a com uma cor douradinha linda de ver e deliciosa de comer.

Muffin

Por fim, temos o muffin, esse sim é um bolinho propriamente dito, tanto que às vezes é confundido com cupcake.

O preparo realmente é muito semelhante a um bolo, só que porcionado em forminhas. Essa receita rende umas 10 porções, e é bem prática.

Um donut para viagem?

Agora que você aprendeu essa receita americana deliciosa, pode dar seu toque pessoal e fazer o donut com recheio e cobertura que mais te agradar.

Esse doce é ideal para os dias corridos, pois você pode preparar e ir comendo no caminho, inclusive, a massa pode ser congelada para fritar na hora que quiser e assim ter sempre donuts fresquinhos em casa.

Faça como o Homer Simpson e prepare deliciosos donuts, mas com moderação, sempre!

No mais, bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.