Últimas notícias:

Loading...

Como fazer waffle para um café da manhã especial

Conheça mais sobre essa receita tradicional americana que é uma delícia para seu café da manhã

Ouça este conteúdo

Comece bem o seu dia com um café bem encorpado e um waffle para acompanhar, com uma cobertura bem gostosa. Separamos uma receita bem simples e muito testada para seu waffle ficar perfeito. Boa leitura!

Um café da manhã diferenciado

Os waffles são feitos a partir de uma receita de origem belga e foram muito popularizados e difundidos através de filmes e séries estadunidenses.

Na Europa, não são culturalmente um prato de café de manhã, são mais consumidos como um lanche ou até como sobremesa. Foi na América que se convencionou como uma alternativa doce para comer na primeira refeição do dia e passou a ser um hábito comum do dia a dia, muito reproduzido nos cinemas.

No Brasil, temos uma cultura de café da manhã mais leve, normalmente é um carboidrato como pães e bolos, uma bebida quente e uma fruta, porém, de vez em quando vale a pena incrementar e colocar um waffle bem macio, com casquinha crocante e cobertura doce e suculenta.

Então, aprenda essa receita e domine a arte de fazer um waffle ao estilo belga no conforto da sua casa.

Como fazer waffle

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 3 unidades de ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 colher (café) de sal

Modo de preparo

  • Bata os ovos com o açúcar no processador.
  • Em seguida, acrescente o leite, a manteiga e, aos poucos, a farinha. Por fim adicione o fermento e mexa apenas para incorporar
  • Asse em forma de waffle ou até numa sanduicheira que dá super certo.
  • Como cobertura, adicione mel, Ovomaltine, doce de leite, sorvete ou que mais sua criatividade permitir.

Essa receita é a mais otimizada, porém não é definitiva, logo abaixo temos outros belos exemplos de variações de waffle para você preparar a que mais te agradar:

Waffles na Sanduicheira

Waffle Caseiro

Biscoito holandês Stroopwaffel

Waffle com frutas mel e sem lactose

Dicas de coberturas

A massa do waffle e aquele formato de favo de mel são as características mais marcantes, porém, a cobertura certa pode turbinar ainda mais essa receita.

O ideal é não exagerar, pois o waffle já é algo já muito doce, mas de vez em quando você pode se presentear com esse agrado, então confira algumas ideias diferenciadas de cobertura para seus waffles:

Waffle com cobertura
Waffle com cobertura

Maple Syrup: essa é a cobertura mais clássica que os filmes e séries sempre mostram, tanto para as panquecas americanas quanto para os waffles. No Brasil, seria o equivalente a um xarope de bordo, com a ressalva que apesar de ser uma folha da mesma espécie, as condições de clima das regiões deram coberturas com sabores distintos. O ideal seria conseguir importar o maple syrup para ter a experiência mais fiel, porém, é possível fazer sua versão em casa, como ensinamos com esse bolo de maple syrup, então experimente em casa e cubra seus waffles com essa delícia.

Geleias: um outro tipo de cobertura que vai muito bem com os waffles são as geleias caseiras, das quais temos inúmeras receitas por aqui. Pode começar cobrindo com uma geleia de morango bem docinha e cremosa ou pode optar por um pouco de acidez e picância com essa geleia de abacaxi e pimenta, ou mesmo soltar sua criatividade e testar outros sabores. Nessas tentativas podem surgir coisas inesperadas e deliciosas.

Brigadeiro: por fim, guardamos essa dica para encerrar com chave de ouro, pois o brigadeiro além de funcionar como uma deliciosa cobertura também serve como recheio para você fazer um incrível sanduíche de waffle recheado. Utilize nutella para fazer esse sanduíche e até sorvete, e descubra um mundo novo de sabores de waffles.

Enfim, a gente não criou o waffle, mas como bons brasileiros, adaptamos e deixamos tudo mais gostoso com a nossa criatividade infindável. Faça essas receitas de waffle, teste essas e outras coberturas diferenciadas e compartilhe com a gente os resultados, vamos amar publicar por aqui.

Bon appetit!

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Receita

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.