Atenção! Criança tem férias, mas não da sua alimentação

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Férias de crianças não é sinônimo de refeições desregradas.

Férias é tempo das crianças aproveitarem ao máximo para brincar, acordar mais tarde, passear e fazer tudo o que mais gostam com seus familiares e amigos. Mas, quando o assunto é a alimentação, os pais devem ficar atentos neste período de recesso escolar, pois férias não é sinônimo de refeições desregradas.

Por ser uma época em que muitas vezes a rotina familiar muda, com atividades diferentes às corriqueiras, é comum que as crianças se percam nos horários, principalmente para dormir e comer. Porém, as principais refeições diárias devem ser mantidas, o máximo possível, nas horas de costume para não atrapalhar o metabolismo e o ritmo da criança.

Comer bem e de forma saudável se aprende em casa e desde cedo. A alimentação tem grande influência na saúde, no desenvolvimento e no crescimento infantil, sendo que uma introdução alimentar saudável gera hábitos e benefícios na vida da criança. Experimentar sabores diferentes é fundamental para que a criança desenvolva o gosto por todo o tipo de alimentos. Uma dica para introduzir legumes e verduras na alimentação infantil é preparar pratos visualmente coloridos e divertidos para tornar as refeições mais atrativas, além de nutritivas.

Ter rotina é importante, mesmo nas férias. O ideal é que as refeições sejam feitas todos os dias nos mesmos horários, com algumas exceções. Esse período de descanso escolar não justifica a famosa frase “ah, deixa comer tudo o que quiser, a criança está de férias”. Claro que, nesta época do ano, as crianças podem e devem não ter tantas regras a seguir, mas é saudável que elas não fujam tanto da disciplina alimentar, dentro ou fora de casa.

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Rachel Francischi, nutricionista da Casa Moara e da Casa Curumim, faz um alerta para a alimentação infantil no período das férias. Segundo ela, essa época do ano é campeã em causar desidratação e também diarreias nas crianças, o que está totalmente relacionado com a qualidade e quantidade do consumo de bebidas e alimentos. A dica da especialista em nutrição é sempre oferecer líquido para as crianças, preferencialmente água, e tomar cuidado com a higienização das comidas e das mãos dos pequenos.

Lanches saudáveis para as férias (dentro e fora de casa)

Muitos pais têm dúvidas do que oferecer às crianças como lanche em passeios, ou mesmo em casa, durante as férias. Rachel dá várias opções nutritivas e fáceis de serem feitas e até transportadas. Confira:

  • Para um lanchinho refrescante, opte sempre por frutas (previamente higienizadas em casa), que são fontes de água e difíceis de estragarem em pequenos percursos. Exemplos: maçã, banana, pera, ameixa, pêssego e uva.
  • Se a fruta exigir uma refrigeração (como melancia, melão ou manga, por exemplo), o ideal é que ela seja consumida em casa ou até em duas horas após sair, se ela estiver em uma sacola térmica, neste caso.
  • Um outro alimento refrescante e hidratante que pode ser oferecido às crianças nas férias é a gelatina. Mas, por precisar de refrigeração, ela deve ser consumida em casa.
  • Se tiver que optar por produtos industrializados, o ideal é preferir picolés de frutas.
  • Outros lanchinhos gostosos são tomatinhos cerejas, palitinhos de pepino ou cenoura, talhinhos de erva doce e ovos de codorna já descascados.
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Comer bem e de forma saudável se aprende desde cedo e influencia no desenvolvimento infantil.

Trocas saudáveis

E em caso de um passeio ou viagem na hora do almoço? Como fazer para oferecer algo saudável para a criança? Rachel explica que uma refeição pode ser substituída por um lanche nutritivo previamente preparado em casa e levado em uma sacola térmica, por exemplo.

Segundo ela, um sanduíche com pão integral, frango desfiado, tomate, alface, pepino, queijo, patê de grão de bico, ovo e azeite (não necessariamente com todos esses ingredientes juntos) pode ser oferecido para a criança neste momento. Espigas de milho cozidas complementadas com ovos cozidos e cubos de queijo também são uma ótima opção de refeição com aporte calórico adequado fora do padrão de um almoço tradicional.

A nutricionista ainda ressalta a importância de substituir refrigerantes e sucos de caixinhas por água, sucos de frutas naturais e água de coco. Rachel alerta para o alto teor de açúcar, sódio e conservantes nas bebidas industrializadas.

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Pais devem sempre oferecer água às crianças, mesmo quando elas não pedem, para evitar a desidratação.

Para a especialista em nutrição, há opções de trocas saudáveis interessantes para serem levadas em um passeio e evitar, assim, o consumo de produtos altamente processados, com alto teor de açúcar, gordura, sal, baixo valor nutricional e muitas calorias.

Os famosos pacotes de salgadinhos ou de bolachas recheadas, fáceis de serem encontrados e carregados por crianças, entram nas descrições acima. A dica da nutricionista é fugir deste tipo de consumo e achar alternativas mais nutritivas como as oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, avelã, amêndoa, pistache, amendoim) ou frutas secas. Um bolo caseiro de fubá, laranja ou milho, por exemplo, que não tem tantos aditivos químicos, também pode ser levado como opção de lanche para as crianças em um passeio ou oferecido em casa.

Pais sem tempo

O que fazer com a alimentação das crianças de férias, quando os pais não saem de férias e trabalham? Ou quando os pais, ou cuidadores responsáveis, não têm tempo suficiente para se dedicarem ao preparo de refeições balanceadas para os pequenos? Com a rotina corrida, a opção muitas vezes é recorrer a almoços e jantares em restaurantes ou pedidos por telefone.

Entretanto, além de recorrer à casa da vovó, ou da titia, ou ao restaurante mais próximo, uma boa opção é manter refeições já previamente preparadas e congeladas em casa. Alimentos congelados, quando preparados e também descongelados da maneira correta, não perde suas características nutricionais e são ótimas opções de refeições saudáveis e rápidas para as férias das crianças.

Saula Ramos, sócio-proprietária do Papá no Prato – empresa de alimentação infantil com comidinhas para todas as fases da criança, desde papinhas até refeições normais – diz que por cada porção congelada ser preparada de acordo com orientação de nutricionista e, em sua maioria, com produtos orgânicos, ela pode ser uma boa aliada dos pais na hora de manter uma alimentação saudável nas férias dos filhos. “Basta ir descongelando as refeições prontas de acordo com a necessidade”, diz.

A intenção aqui é orientar pais e cuidadores a administrar de maneira mais fácil e programada uma alimentação saudável das crianças, não somente nas férias, como em qualquer época do ano. Agora, é só aproveitar as dicas!

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Refeições diárias devem seguir sempre uma rotina, mesmo nas férias.

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