Dez vezes rabanada: para você reaproveitar o bom e velho pão amanhecido

Entre as receitas estão "rabanada brasileira", com recheio de doce de banana, e "rabanada vegana", molhada no leite de soja ou de amêndoas

Por: Redação
Reprodução
Entre as receitas estão “rabanada de queijo”, “vegana” e “light”.

Talvez posso até parecer estranho que a matéria-prima para um dos quitutes mais tradicionais da época de Natal seja o pão amanhecido. Contudo, é justamente este ingrediente que se manteve intacto nas diversas histórias que tentam relatar a origem da rabanada.

Desde explicações religiosas – que associam o alimento ao corpo de Cristo, representado pelo pão no catolicismo – até a crença portuguesa que recomendava a mulheres em período de amamentação o consumo de tal receita, pois acreditavam que isso ajudaria a gerar mais leite, fato é que muitas culturas aderiram ao pão frito e doce.

Já que as opções são muitas e o Natal está próximo, o Catraca separou algumas boas receitas para que o pão de hoje seja a bela rabanada de amanhã e sempre.

Rabanada Tradicional
A receita mais básica e prática. Pode ser feita com o bom e velho pão francês, o pãozinho “nosso de cada dia”. A partir desta receita é possível criar muitas outras.

Rabanada com calda de limão
Esta rabanada se diferencia das demais por ser levada à geladeira, já com a calda de limão. Boa opção para balancear o sabor adocicado da receita com o toque mais “azedo” da calda.

Rabanada de maçã
Nesta receita, o maçã surge em forma de purê e com isso deixa a rabanada mais molhada. Como o próprio autor da receita indicou: boa para ser servida com mel.

Rabanada de panetone
Dois pães tradicionais de Natal na mesma receita. O panetone amanhecido substitui o pão comum e traz um toque a mais para a receita, já que contém frutas em sua massa.

Rabanada brasileira
O diferencial desta receita é um dos doces mais característicos do Brasil: o de banana. Ele será colocado no meio da fatia de pão como recheio.

Rabanada vegana
Molhada no leite de soja ou de amêndoas, esta rabanada – que substitui o pão normal por algum que não tenha ingredientes de origem animal – fica completa com açúcar orgânico e canela para polvilhar.

Rabanada ao vinho
Aproveitando que os vinhos também completam a ceia de Natal, esta receita dá à rabanada um toque de sabor proveniente da bebida.

Rabanada de queijo
Para quem gosta de queijo esta aí uma rabanada salgada com recheio derretido.

Rabanada light
Opção para quem não quer consumir muitas calorias, mas faz questão e ter o tradicional pão no cardápio natalino.

Rabanada com calda de frutas secas
Esta receita também traz vinho do porto, nozes, amêndoas e mel. Rende de 8 a 10 porções e deve ser servida ainda quente.

1
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
2
03:15
4 receitas fáceis de drinks com vinho espumante
Torne seu dia a dia mais elegante e aprenda a fazer 4 drinks diferentes e simples com vinho espumante
3
01:35
Chácara Turma da Mônica
4
01:31
Merengue de morango