Últimas notícias:

Loading...

Dicas para nunca mais errar no Bolo de Chocolate!

Receita de um clássico que mesmo na sua versão mais simples pode ainda ser melhorado seguindo algumas dicas bem fáceis

Em qualquer tipo de pesquisa na internet sobre sabor de bolo favorito, o bolo de chocolate sempre aparece na primeira colocação, e não precisamos nem explicar o porquê disso.

O que queremos hoje é trazer algumas dicas para pegar a receita mais simples desse prato e aplicar técnicas incríveis para deixá-lo ainda melhor.

A ganache mais cremosa

Que a massa do seu bolo de chocolate tem que ser fofinha e gostosa você sabe bem, agora a sua cobertura pode ser muito mais do que achocolatado com leite não é, mesmo?

A nossa sugestão para turbinar o seu bolo é fazer essa deliciosa ganache que é bem mais simples do que imagina.

O passo a passo é simples, basta pegar o chocolate 70% cacau e misturar com creme leite e cozinhar sempre em fogo baixo para não queimar.

O ideal é usar chocolate em barra: bem picadinho, derreta no microondas, por um minutinho, e após tirar misture para que vá derretendo aos pouquinhos.

Para mais praticidade, o chocolate em pó pode funcionar também, porém é importante se atentar ao ponto e tomar muito cuidado para o creme de leite não talhar.

O resultado é uma ganache de textura bem aveludada, com aquela cor lindíssima que você pode tanto usar para cobrir o seu bolo de chocolate, quanto para rechear.

Receita de bolo de chocolate

Essa é a receita testada e aprovada para você fazer o bolo de chocolate infalível.

Também tem o passo a passo da cobertura clássica caso você não queira fazer a ganache e prefira algo mais firme no topo do seu bolo.

Chega de papo e vamos ao passo a passo:

Crédito: Acervo CyberCookQuando a cobertura do bolo de chocolate é uma ganache tudo fica mais cremoso

Ingredientes:

  • Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Açúcar 2 xícaras (chá)
  • Chocolate em pó 1 xícara (chá)
  • Margarina 4 colheres (sopa)
  • Ovo 3 unidades
  • Leite 1 xícara (chá)

Cobertura:

  • Essência de baunilha 1 colher (chá)
  • Margarina 3 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Água 1 xícara (chá)
  • Amido de milho 3 colheres (sopa)
  • Chocolate em pó 5 colheres (sopa)
  • Açúcar 1 xícara (chá)

Como fazer bolo de chocolate

Bata bem todos os ingredientes da massa no liquidificador. Coloque em uma fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180ºc), pré-aquecido. Leve todos os ingredientes da cobertura ao fogo até engrossar em ponto de brigadeiro e cubra o bolo em seguida.

Mais receitas de bolo de chocolate:

Bolo de Chocolate Simples
Bolo de Chocolate Fofinho
Bolo de Chocolate com Mousse de Maracujá
Bolo de Chocolate Clássico

Turbine seu bolo pronto

Às vezes a vontade de comer bolo é maior que seu tempo ou habilidade de preparo, então às vezes recorrer ao bolo pronto de supermercado pode quebrar um galho.

Porém, dá para fazer bonito mesmo assim, se você pegar esse bolo simples e aproveitar nossas dicas para turbinar, vai ter um resultado muito mais legal e poderá até oferecer para as visitas.

Normalmente esses bolos de chocolate vem apenas com a massa assada, sem cobertura ou recheio, então é hora de trazer de volta a nossa ganache lá do início para ter uma cobertura diferenciada.

Mas não basta só jogar a ganache por cima, se você quer surpreender mesmo, o próximo passo é rechear essa belezinha, e aí basta cortar ao meio e colocar o recheio de sua preferência. Doce de leite e glacê são algumas opções bem práticas, porém nossa recomendação é fazer um brigadeiro de panela deixando a consistência um pouco mais mole e rechear seu bolo pronto.

Claro que isso é uma daquelas dicas para um dia que a vontade de comer bolo de chocolate é grande, mas a preguiça de fazer é ainda maior, então essa é uma forma de ao menos melhorar o cenário.

O que queremos de verdade é ver você com a mão na massa literalmente e fazer um bolo de chocolate com cobertura seguindo nosso passo a passo e depois mandando belas fotos para gente compartilhar.

Bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Tags: #Doce

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.