Estes 6 alimentos não podem ser feitos na fritadeira elétrica
A fritadeira elétrica, conhecida como AirFryer, conquistou o coração dos brasileiros como uma solução prática e rápida para preparar seus alimentos. Além disso, ela se destaca pela economia de energia e óleo. No entanto, nem todos os alimentos são adequados para esse aparelho.
Apesar de a AirFryer permitir uma infinidade de receitas saborosas e diversificadas, é fundamental conhecer suas limitações para evitar resultados desastrosos, como alimentos secos, queimados ou com textura desagradável.
Pensando nisso, a jornalista Rebecca Astill, do site britânico Birmingham Live, realizou testes e compilou uma lista com seis alimentos que devem ser evitados na fritadeira elétrica. Confira!
- Bebidas e alimentos que você deve evitar ao tomar antibiótico
- MEC acaba de divulgar data para inscrições do Sisu 2025; veja cronograma
- Saiba a melhor hora para dormir, de acordo com estudo de Harvard, e evite problemas cardíacos
- Este fator aumenta risco de perda de memória em idosos, segundo estudo
Torrada
Se você possui uma torradeira em casa, a recomendação é utilizá-la em vez da AirFryer para fazer torradas. De acordo com os testes, o pão pode ficar seco e tostado apenas na parte externa, além de espalhar migalhas pelo suporte do aparelho, gerando bastante sujeira. Além disso, a torradeira consome menos energia para preparar uma ou duas fatias de pão. Embora não seja um grande problema, pequenas escolhas como essa podem facilitar o seu dia a dia na cozinha.
Brócolis
Embora muitos vegetais sejam adequados para a AirFryer, tanto frescos quanto congelados, o brócolis é uma exceção. Nos testes realizados, enquanto as cenouras saíram perfeitamente caramelizadas e prontas para consumo, o brócolis ficou seco e suas “flores” se transformaram em pó.
Arroz
Como o próprio nome indica, a AirFryer utiliza aquecimento a seco para preparar os alimentos, o que a impede de atingir a temperatura necessária para ferver a água e cozinhar o arroz. Portanto, qualquer tipo de grão que exija fervura provavelmente não terá o resultado esperado nesse aparelho.
Macarrão
Assim como o arroz, as massas também necessitam de água fervente para cozinhar corretamente. Portanto, não é uma boa ideia preparar macarrão na AirFryer. No entanto, a jornalista sugere que, após cozinhar completamente a massa em outra panela, é possível transferi-la para a fritadeira elétrica para gratinar com queijo ou preparar alguma receita que exija o macarrão pré-cozido.
Pipoca
Fazer pipoca na AirFryer pode ser perigoso, pois os grãos de milho podem ficar presos nos buraquinhos do recipiente interno do aparelho, causando danos sérios à fritadeira e resultando em um verdadeiro desastre. Portanto, é melhor evitar essa tentativa.
Peixe empanado
Se você deseja preparar um peixe empanado congelado de supermercado, a AirFryer funciona perfeitamente. No entanto, se o peixe foi empanado em casa, as chances de dar errado são maiores. Isso ocorre porque a massa úmida tende a escorregar do peixe antes de ficar crocante, comprometendo o resultado final. Caso você queira arriscar mesmo assim, recomenda-se utilizar uma camada de ovo menos generosa para evitar a pegajosidade. Essa recomendação vale para qualquer alimento empanado feito em casa, não apenas para peixe.