Feijoada vegana com sabor defumado irresistível e sem crueldade

As opções de feijoadas vegetarianas já são muito frequentes em restaurantes. Em muitos lugares é possível encontrar e saborear o prato. Aqui o objetivo não é criticar. Todas as feijoadas que consumimos são extremamente deliciosas. Porém, é mais difícil encontrar feijoada vegana que se assemelhe à feijoada tradicional. Nesta receita, após várias tentativas, acreditamos que chegamos num sabor muito próximo. Todos os que comeram gostaram, inclusive aqueles que ainda consomem carne.

O objetivo nosso ao elaborar essa receita não foi criar uma feijoada light. Também reconhecemos que os ingredientes que nela estão não são tão acessíveis. Apesar de o preço ser muito semelhante ao dos ingredientes da feijoada tradicional, os ingredientes não são tão fáceis de encontrar, e dependendo de onde você more terá que recorrer à internet.

Superadas essas dificuldades, vale a pena experimentar essa receita. Se for possível, tire o sofrimento e a crueldade do seu prato e veja como é possível explorar as múltiplas vertentes do reino vegetal.

Acompanhe essa e muitas outras receitas em nossa pagina no instagram: LeJulet Veg

feijoada vegana
Feijoada vegana cheia de sabor

Feijoada vegana

Rendimento: 12 porções

Tempo de manuseio: 30 minutos

Tempo de cozimento: 60 minutos

Tempo total: 90 minutos

Ingredientes

  • 1/2kg de feijão preto demolhado
  • 2 litros de água para cozimento
  • 2 linguiças veganas (utilizamos da marca goshen)
  • 1 bandeija de shitake
  • 1 barra de tofu defumado
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 colher de chá de tempero baiano
  • 2 colheres de chá de fumaça em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 folhas de louro
  • azeite a gosto para refogar

Modo de preparo

  1. Deixe o feijão de molho em água por 12-24h.
  2. Despreze a água do molho e leve bem os grãos de feijão.
  3. Acrescente 2 litros de água e cozinhe o feijão preto na pressão por cerca de 45 minutos.
  4. Na panela que você utilizará para fazer a feijoada, refogue o alho, a cebola junto com sal, o tempero baiano e a fumaça. Reserve. Muito importante você refogar a fumaça, para tirar o gosto “artificial” dela.
  5. Separadamente, refogue nessa mesma panela a linguiça, o tofu e o shitake, um de cada vez. Reserve. Preferencialmente, deixe que esses ingredientes selem bem, permitindo que se forme uma crosta caramelizada no fundo da panela, o que construirá todo o sabor da sua feijoada.
  6. Após todo esse processo, acrescente todos os ingredientes nessa panela que já está caramelizada (feijão, tofu, linguiça, shitake, alho e cebola), lembrando de retirar as folhas de louro que estão no caldo do seu feijão.
  7. Acerte o sal e acrescente pimenta do reino.
  8. Enquanto todos os ingredientes cozinham, raspe bem o fundo da panela de forma a incorporar no seu caldo os sabores  do fundo de sua panela.
  9. DICA MUITO IMPORTANTE: inicialmente o caldo da sua feijoada estará líquido (se não estiver, pode acrescentar mais água). Após acertar os temperos e incorporar a crosta do fundo da panela, deixa a sua feijoada em fogo médio sem mexer até formar uma película grossa nas laterais da panela e na parte superior da feijoada. Quando essa película estiver bem constituída, mexa delicadamente até que ela se incorpore no caldo, e repita esse processo até obter um caldo bem cremoso.
  10. Se tiver dificuldade ou tiver com pouco tempo ou paciência de fazer esse processo, faça sua feijoada com antecedência e com o caldo ainda líquido desligue o fogo e deixe ela repousar. O caldo naturalmente ficará mais cremoso. Na hora de comer é só esquentar, e se o caldo ainda estiver um pouco líquido pro seu gosto, basta fazer o passo 10 uma ou duas vezes.
  11. Sirva.
View this post on Instagram

FEIJOADA VEGANA. . Rendimento: 12 porções . Tempo de manuseio: 10 minutos. Tempo de cozimento: 20 minutos. Tempo total: 30 minutos. . INGREDIENTES:. . . 1/2kg de feijão preto demolhado. 2 litros de água para cozimento. 2 linguiças veganas (utilizamos da marca goshen). 1 bandeija de shitake. 1 barra de tofu defumado. 1/2 cebola picada. 2 dentes de alho picados ou amassados. 1 colher de chá de tempero baiano. . 2 colheres de chá de fumaça em pó. . sal e pimenta do reino a gosto. 4 folhas de louro. azeite a gosto para refogar. . . MODO DE PREPARO:. . 1. deixe o feijão de molho em água por 12-24h. 2. despreze a água do molho e leve bem os grãos de feijão. 3. acrescente 2 litros de água e cozinhe o feijão preto na pressão por cerca de 45 minutos. 4. na panela que você utilizará para fazer a feijoada, refogue o alho, a cebola junto com sal, o tempero baiano e a fumaça. Reserve. 5. separadamente, refogue nessa mesma panela a linguiça, o tofu e o shitake. Reserve. . 6. Preferencialmente, deixe que esses ingredientes selem bem, permitindo que se forme uma crosta caramelizada no fundo da panela, o que construirá todo o sabor da sua feijoada. 7. após todo esse processo, acrescente todos os ingredientes nessa panela que já está caramelizada (feijão, tofu, linguiça, shitake, alho e cebola), lembrando de retirar as folhas de louro que estão no caldo do seu feijão. 8. acerte o sal e acrescente pimenta do reino. 9. enquanto todos os ingredientes cozinham, raspe bem o fundo da panela de forma a incorporar no seu caldo os sabores do fundo de sua panela. 10. DICA MUITO IMPORTANTE: inicialmente o caldo da sua feijoada estará líquido (se não estiver, pode acrescentar mais água). Após acertar os temperos e incorporar a crosta do fundo da panela, deixa a sua feijoada em fogo médio sem mexer até formar uma película grossa nas laterais da panela e na parte superior da feijoada. Quando essa película estiver bem constituída, mexa delicadamente até que ela se incorpore no caldo, e repita esse processo até obter um caldo bem cremoso. . Continua nos comentários

A post shared by 🌱 LE JULET VEG 🌱 (@lejulet_veg) on

Le Julet Veg

Em parceria com Le Julet Veg

Perfil para compartilhar as delícias que uma alimentação vegana e saudável pode oferecer