Informar

Projeto incentiva restaurantes a incluírem pratos veganos

O objetivo é fazer o movimento vegano ganhar as ruas de todo o Brasil; veja como ajudar

Para divulgar o veganismo em todo o Brasil, o publicitário Felipe Amarante, 30, e sua esposa Nívea Guimarães, 33, lançaram em dezembro do ano passado o projeto “Um Vegano no Menu“. A iniciativa, sem fins lucrativos, consiste em incentivar os restaurantes a incluírem um prato vegano no cardápio, gerando novas opções de alimentação nas ruas.

Feito de forma totalmente colaborativa, o projeto convida as pessoas a serem voluntárias e a multiplicarem a ideia nos estabelecimentos de suas cidades. Para tanto, há uma cartilha no site que apresenta o veganismo e explica a iniciativa.

Em entrevista ao Catraca Livre, Felipe, que é vegano há 6 anos, conta que o objetivo é fazer o movimento ganhar as ruas. “Estamos acompanhando um crescimento notável na adesão ao veganismo em todo Brasil (e no mundo) e é imprescindível ter opções de alimentação vegana de forma mais fácil”, afirma.

O projeto também disponibiliza indicações de receitas veganas no site

Já os restaurantes podem participar incluindo pelo menos uma opção 100% vegana no cardápio. Em seguida, basta entrar em contato pelo e-mail umveganonomenu@gmail.com e passar as informações. No site, também há materiais para divulgação nos estabelecimentos.

Ao aderir à iniciativa, o restaurante é inserido no mapa do projeto, ao lado de todos os locais no país que já estão participando (confira a lista na íntegra). No Facebook, também há um grupo de discussão para os voluntários trocarem informações e onde os administradores do “Um Vegano no Menu” publicam os novos estabelecimentos.

O que é o veganismo

O veganismo é um estilo de vida que defende os direitos dos animais. Baseado em uma ética abolicionista, o vegano não consome nada que tenha origem animal, seja na alimentação, no vestuário, ou em qualquer outra forma.

Compartilhe: