Receita de tempero natural gostoso, prático e muito saudável

Nutricionista dá dicas de como aproveitar os benefícios de ervas frescas em uma mistura poderosa e muito saborosa

22/01/2020 12:20 / Atualizado em 26/03/2020 14:03

Esqueça os caldos de legumes, galinha ou carne e os realçadores de sabor industrializados. Além da grande quantidade de sódio presente, esses condimentos prontos estão cheios de corantes e aromatizantes que só nos fazem mal. Se você quer acrescentar sabor e saúde ao seu prato, o jeito é fazer você mesmo um tempero natural.

Não pense que é difícil, nem que vai te tomar muito tempo! A nutricionista Jamile Tahim ensinou um jeito simples de fazer um tempero poderoso com ervas frescas. Confira abaixo:

Tempero caseiro poderoso

Tempero caseiro natural cheio de ingredientes saudáveis
Tempero caseiro natural cheio de ingredientes saudáveis - divulgação/Jamile Tahim

Ingredientes:

  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola média inteira
  • 2 punhados de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
  • Sumo de 2 limões
  • 2 colheres de azeite
  • Pimenta moída
  • Cúrcuma
  • Ervas a gosto

Por que usar cada um desses ingredientes?

Alho – possui atividade antimicrobiana, imuno-estimulante, anti-inflamatória, hipolipidêmica (controla os níveis de de colesterol) e cardioprotetora (protege o coração).

Cebola – também possui atividade anti-inflamatória e antimicrobiana, além das ações expectorante, antiagregante plaquetário, antialérgico, antitumoral e hipoglicemiante (diminui a quantidade de glicose no sangue).

Ervas frescas, azeite, alho e cebola realçam o sabor de qualquer comida
Ervas frescas, azeite, alho e cebola realçam o sabor de qualquer comida - divulgação/Jamile Tahim

Salsinha e cebolinha – são diuréticos naturais que também possuem atividade antialérgica, hepatoprotetora (proteção hepática), antioxidante e neuroprotetora.

Limão – é imunomodulador,  rico em vitamina C e fonte de vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo, cálcio e magnésio. Possui ainda atividade alcalinizante, hipotensora, adstringente e ainda ajuda a diminuir os gases.

A nutricionista Jamile Tahim lembra que todos esses efeitos benéficos dos ingredientes citados acima são relatados na literatura científica quando consumidos em doses terapêuticas, o que não significa que o ganho para a saúde deixe de existir ao aderir ao tempero em pequenas quantidades.

“Substituir o excesso de sal e temperos industrializados prontos por um tempero natural faz grande diferença na sua saúde todos os dias e previne doenças”, afirma.

A validade sugerida desse tempero é de 7 dias na geladeira ou um mês no congelador.