Risoto de legumes: cremoso e fácil de fazer, ele deixa o almoço mais especial
Arroz arbóreo, palmito, ervilhas e legumes se encontram em uma receita cremosa com um toque fresco de limão
O risoto de legumes é uma opção prática para transformar ingredientes simples em um prato cremoso e cheio de textura. Nesta versão, o arroz arbóreo é preparado aos poucos com caldo de legumes e ganha a companhia de tomate, pimentão, palmito e ervilhas. A finalização com manteiga, parmesão e raspas e suco de limão deixa o preparo ainda mais cremoso e traz um toque fresco ao prato.
Veja como fazer no vídeo do canal Receitas que Amo:
Risoto de legumes
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola
- 2 tomates
- 1/2 pimentão
- 1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo
- 3 a 4 xícaras de caldo de legumes
- 1 pote de palmito
- 1 xícara de ervilhas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara (100 g) de parmesão ralado
- 1/2 limão (raspas e suco)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão e o tomate até ficarem macios.
- Acrescente o arroz arbóreo, sem lavá-lo, e refogue, mexendo sempre, até que os grãos absorvam os líquidos da panela e sejam levemente selados.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Aos poucos, adicione o caldo de legumes, mexendo de vez em quando, até o arroz absorver o líquido. Continue o processo até que os grãos fiquem al dente, macios por fora e levemente firmes no centro.
- Quando o arroz estiver na metade do cozimento, acrescente o palmito e as ervilhas e misture.
- Assim que o arroz chegar ao ponto, adicione a manteiga e o parmesão ralado. Misture bem até ficar cremoso.
Finalize com as raspas e o suco de meio limão e misture novamente. - Sirva em seguida.