Chinês pedala 12 dias para celebrar seus 80 anos
Para comemorar seus 80 anos, o empresário chinês King Liu escolheu uma maneira inusitada de celebrar: pedalar os 930 quilômetros do Tour de Taiwan, passeio que dura 12 dias.
King é fundador da Giant, a principal fabricante de bicicletas do mundo. Até os 73 anos, seu único foco era a saúde da empresa. Foi aí que teve um estalo: depois de quatro décadas apenas produzindo bikes, estava na hora de usufruir delas.
- 5 hotéis pelo Brasil para quem ama pedalar
- 5 lugares especiais para pedalar em meio à natureza
- 7 cidades incríveis para pedalar pela América Latina
- Brasileiro percorre o mundo em busca de aventuras e descobertas
Decidiu que iria dar a volta em torno da ilha de Taiwan pedalando. Para isso, treinou pesado durante seis meses e cumpriu o desafio, percorrendo 925 quilômetros em 15 dias.
A partir daí, ele entendeu que seu trabalho ia além do escritório, e passou a propagar a cultura da bicicleta, divulgando os benefícios desse estilo de vida. “Tenho a missão de transformar Taiwan na capital do ciclismo”, disse ele em entrevista ao jornal americano “The New York Times”, num misto de visão empresarial e de cidadão.
Desde 2007, ele já pedalou pela China, pelo Japão e pela Europa, como parte de seu projeto Green World on Wheels (Mundo Verde sobre Rodas), iniciativa que busca chamar a atenção para a necessidade de se investir na infraestrutura do ciclismo e, consequentemente, reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A cada ano, sua empresa organiza o Ride Like King Day, data criada para celebrar a paixão do empresário pelo ciclismo, mostrar o quanto é divertido andar de bike e incentivar as pessoas a pedalarem por aí. Em maio deste ano, King aproveitou o evento para comemorar seus 80 anos e teve ao seu lado 42 pessoas, entre funcionários, varejistas, amigos, parentes, jornalistas e ciclistas.
No Facebook, participantes e entusiastas do ciclismo compartilharam fotos com bicicleta em todo o mundo com a hashtag #ridelikeking.
Por QSocial
*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.