Bolo de ‘carne’ vegano com batatas rústicas extremamente saboroso

Preparação

Tempo total

Porções

8porções

Dificuldade

Região

Brasileira

Ouça este conteúdo

A substituição da carne é um grande desafio para aqueles que ainda apreciam esse sabor. Mas opções existem! E vamos te provar agora com esse bolo de ‘carne’ vegano extremamente
saboroso

É uma receita prática, de fácil execução e muito gostosa. Faça e você irá se surpreender!

Aliás, essa é uma ótima opção para aqueles eventos em família, como a ceia de Natal, festas de aniversário, ou até para um almoço de domingo. 

Confira essa e muitas outras receitas em nossa página no Instagram LeJulet Veg!

Ingredientes

Bolo de carne
Batatas rústicas

Modo de preparo

Bolo de carne
1.Numa frigideira, adicione o azeite de oliva, a cebola e ½ colher de chá de sal. Refogue por cerca de 2 minutos.
2.Acrescente 2 dentes de alho e a cenoura e doure por uns 4 minutos.
3.Acrescente salsinha/ cebolinha, doure por mais 1 minuto e reserve.
4.Pré aqueça o forno em 200°C e unte uma forma de pão retangular com óleo e forre a forma com um papel manteiga (essencial esse passo para você conseguir desenformar seu bolo sem quebrar).
5.Limpe bem os cogumelos, leve ao processador junto com as castanhas que você escolheu, pulse algumas vezes até as os cogumelos estarem em pedaços pequenos e as castanhas estarem trituradas (não deixe virar um creme) e adicione numa tigela grande.
6.No mesmo processador, adicione a beterraba e processe até estar em pedaços bem fininhos. Em seguida, adicione o refogado (alho, cebola e cenouras) e o grão-de-bico. Pulse de 3-4 vezes para que o grão-de-bico triture. Adicione a mistura na tigela dos cogumelos e nozes.
7.Junte o restante dos ingredientes nessa tigela, e misture tudo com as mãos, até tudo estar bem incorporado (cuidado para não misturar demais e tudo virar um creme).
8.Na forma de pão retangular já untada e forrada, adicione a mistura e pressione com a mão ou uma espátula, para que o seu bolo fique bem firme.
9.Leve para assar por cerca de 60 minutos, até você notar que as bordas estão começando a tostar.
10.Após retirar do forno, espere ao menos 15 minutos para desenformar.
Batatas rústicas
1.Pré aqueça o forno em 200°C.
2.Corte as suas batatas grosseiramente em cortes longitudinais (meia lua).
3.Acrescente o azeite e os temperos e misture tudo bem com a mão (é importante todos os pedaços de batata estarem envoltos pelo azeite).
4.Adicione os dentes de alho ainda com a casca
5.Leve ao forno por cerca de 30-40 minutos (verifique com um garfo se as batatas estão macias no centro).
6.Sirva

View this post on Instagram

🌱BOLO DE CARNE VEGANO🌱. . Inspiração de receita: @veganandcolors . ☘️ receita do molho funghi, que cobre o assado, está disponível na nossa página. . 👉🏼 Ingredientes:. . . 🌱1 colher de sopa de azeite de oliva ou outro óleo vegetal. 🌱 4 dentes de alho picados. 🌱 1 cebola média picada. 🌱2 cenouras pequenas cortadas em pedaços bem pequenas. 🌱1/2 de colher de chá rasa de sal. 🌱 2-4 colheres de sopa de cebolinha picada. 🌱 250 gramas de cogumelos frescos (o que vixe preferir). 🌱 1 xícara (240 ml) de nozes. 🌱 ½ xícara (120 ml) de avelã (pode substituir por amêndoas ou castanhas do Pará ou castanhas de caju). 🌱metade de uma beterraba crua. 🌱2 xícaras (1 xícara = 240ml) de grão-de-bico cozido. 🌱1 ½ colher de chá rasas de sal. 🌱1 colher de sopa de páprica doce. 🌱1 colher de sopa de shoyou ou molho de soja. 🌱 1 colher de sopa de pasta de tomate concentrada. 🌱1/2 maçã ralada. 🌱1 xícara (240 ml) de farinha de rosca. 🌱½ xícara (120 ml) de farinha de trigo integral ou branca (pode substituir por farinha de arroz). 🌱Salsinha, galhinhos de alecrim ou tomilho a gosto. . . 👉🏼 Modo de preparo:. . . 👉🏼 Numa frigideira, adicione o azeite de oliva, alho, cebola, cenoura e sal. Doure por uns 4 minutos. Acrescente a cebolinha, doure por mais 1 minuto e reserve. 👉🏼 Pré aqueça o forno em 180°C e unte uma forma de pão com óleo (forramos a forma com um papel manteiga e untamos com óleo). 👉🏼 Lave bem os cogumelos em água corrente, leve ao processador, pulse no máximo 5 vezes (queremos pedaços pequenos e não um creme) e adicione numa tigela grande. 👉🏼 Em um processador de alimentos, adicione as nozes e avelãs e pulse algumas vezes até tudo estar bem triturado (não processe demais aqui, você só quer que as nozes e avelãs triturem um pouco). Adicione na tijela dos cogumelos. 👉🏼 No mesmo processador, adicione a beterraba e processe até bem fininha. Em seguida, adicione o alho, cebola e cenouras refogados e o grão-de-bico. Pulse de 3-4 vezes para que o grão-de-bico triture. Adicione a mistura na tigela dos cogumelos e nozes, junto com o restante dos ingredientes. 👉🏼 Continua nos comentários.

A post shared by 🌱 LE JULET VEG 🌱 (@lejulet_veg) on

Le Julet Veg

Em parceria com Le Julet Veg

Perfil para compartilhar as delícias que uma alimentação vegana e saudável pode oferecer