Veja como fazer pão rústico sem sova e sem panela especial

Preparação

Tempo total

Porções

1unidade

Dificuldade

Restrição

Sem frutos do mar, Sem ovos, Sem lactose

Região

Francesa

Hoje é dia de você realizar seu sonho do pão rústico próprio e arrasar com essa receita deliciosa e muito fácil. E mesmo que você não tenha panela de ferro, não se preocupe que o canal Receitas que amo vai te dar várias dicas de como substituí-la e fazer o seu pão delícia!

Confira o passo a passo no vídeo abaixo e se inscreva no canal!

Ingredientes

Modo de preparo

1.Em um recipiente junte a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal sem coloca-lo em contato direto com o fermento.
2.Misture tudo e em seguida adicione a água de uma vez e mexa novamente até que a massa fique homogênea.
3.A quantidade de água pode ter uma pequena variação dependendo da umidade da farinha que você utilizar então considere uma margem de 20 ml a mais que você adicionar se for necessário. Veja o ponto da massa no vídeo acima.
4.Cubra e deixe descansar por 10 minutos.
5.Depois deste tempo, vamos dobrar a massa sobre ela mesma no recipiente até que elas fique lisa (cerca de 10 minutos).
6.Não se espante, essa massa é bem pegajosa mesmo.
7.Depois deste tempo, cubra o recipiente e deixa a massa descansar em um lugar fechado por cerca de 1 hora ou até que ela dobre de volume.
8.Você também pode optar por uma fermentação lenta colocando sua massa para descansar na geladeira (na parte mais baixa dela) por cerca de 12h.
9.Depois disso, retire todo o ar da massa, transfira para uma panela que seja totalmente de ferro que esteja polvilhada com bastantes farinha de trigo.
10.Modele em uma bolinha, cubra com o pano e deixe descansar novamente por mais 30 minutos para a fermentação recomeçar.
11.Depois disso, preaqueça seu forno em temperatura alta por pelo menos 15 minutos.
12.Agora vamos tirar o pano (note que sua massa já terá crescido um pouco, coloque a tampa e leve para o forno préaquecido a 250ºC por 20 minutos.
13.Como essa massa é mais delicada, eu não fiz nenhum corte por cima para não correr o risco dela colapsar e murchar.
14.Depois dos vinte minutos iniciais, retire a tampa da panela e devolva o pão para o forno por mais cerca de 15 minutos ou até que a parte de cima esteja dourada.
15.O pão estará pronto quando ao bater com os dedos na parte de baixo você consiga ouvir um som de oco.