“Ensaios Ignorantes” discute arte-educação no Sesc Interlagos

Profissionais de diferentes área se reúnem para estimular novas diretrizes de se pensar a educação

divulgação
O filósofo espanhol Jorge Larrosa é convidado especial de dois encontros

Um professor, militante do Século das Luzes (ou Iluminismo), procura novas formas de se pensar a educação e rompe com os paradigmas impostos até então. A partir daí, ele desenvolve uma iniciativa intelectual subversiva que joga luz sobre os conceitos de ensinar e aprender. Está é a viagem filósofo-pedagógica que entrelaça os pensamentos de Jacques Ranciére, no livro “O Mestre Ignorante”.

A publicação do filósofo francês será o mote dos encontros “Ensaios Ignorantes”, que acontecem entre os dias 28 e 31 de março, no Sesc Interlagos. Cada dia será marcado por uma temática diferente, como “Solidão”, “Ensaio da Experiência”, entre outros. As conversas ocorrem sempre às 14h30, e a entrada para a unidade custa até R$ 7.

O evento foi idealizado pela professora e atriz Juliana Jardim e reúne convidados de diferentes campos de atuação. Temas como aprender, ensinar, traduzir, emancipar, embrutecer, ler, entre outras sensibilidades que aguçam o intelecto serão fios condutores dos encontros.

Confira detalhes dos encontros nas abas abaixo.

Dia 28

Ensaio sobre a solidão

Jorge Larrosa é filosofo espanhol e um convidados especiais do encontro. Neste dia, ele traduz suas impressões sobre o livro de Rancière , além de outras referências filosóficas que dão corpo ao tema. Um vídeo de dança com Eduardo Fukushima é uma das atrações do dia.

Dia 29

Ensaio da Experiência

Neste dia, Jorge Larrosa provoca reflexões sobre o tema “Ensaiar-se na vida” tendo o texto “Da experiência”, de Michel Montaigne como base.

Dias 30 e 31

Ensaios para dultos de uma Opereta ignorante para crianças

A arte cênica serve como suporte de pensamentos sobre o tema, em que a atriz Magali Biff co-dirige dois ensaios (destinados a adultos) de uma opereta ignorante para crianças. Será uma forma interativa de reconstruir o ponto de vista sobre quem ensina e quem aprende.

Por Redação