Parques no Rio: verdadeiros oásis em meio ao caos carioca

Descubra ótimas opções de lugares para relaxar e contemplar a natureza

Por: Redação

Em meio a correria diária, muitas vezes os parques que ficam na área urbana passam despercebidos. Com grandes áreas verdes, são locais perfeitos para aquela pausa no meio do dia e, por vezes, contam com programações especiais como exposições, feiras, aulões de yoga e meditação.

Para ajudar os que desejam momentos relaxantes no dia a dia, a Catraca Livre listou alguns desses cantinhos com entrada gratuita!

Paisagismo com pedras de demolição no Sítio Burle Marx
  • Parque das Ruínas

No bairro de Santa Teresa, o parque é localizado no terreno de um casarão que que já recebeu pessoas ilustres como Villa Lobos e a dançarina Isadora Duncan em sua época áurea, no início do século 20. Hoje recuperado, é um espaço que promove atividades culturais e possui um mirante com vista magnífica para a cidade do Rio de Janeiro e Baía da Guanabara.
Onde? Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa – RJ
Quando? De terça a domingo, de 8h às  18h

Parque das Ruínas = AMOR!
  • Quinta da Boa Vista

Um dos parques mais famosos da cidade guarda histórias da família real, abriga o zoológico do Rio e o antigo Museu Nacional (*A Catraca Livre lamenta profundamente a trágica perda do Museu Nacional, patrimônio histórico do Brasil e do mundo. A instituição, que tinha 200 anos e um acervo de 20 milhões de itens, foi destruída em um incêndio no dia 2 de setembro de 2018).
O parque municipal é utilizado por famílias para piqueniques e também recebe programação cultural.
Onde? Avenida Pedro II, s/n, São Cristóvão -RJ
Quando? Diariamente, das 9h às 18h

Quinta da Boa Vista: lugar ideal para fazer piquenique com crianças
  • Parque Guinle

Conhecido por abrigar  a residência oficial do governador do Rio de Janeiro, o espaço foi originalmente adquirido para ser a residência de Eduardo Guinle. Logo na entrada, o público se depara com um portal imponente. No interior do Parque é possível encontrar lagos, patos e espaço para crianças.
Onde? Rua Gago Coutinho, s/nº, Laranjeiras. Conjunto Residencial do Parque Guinle.
Funcionamento: não há restrição de horário.

  • Parque da Cidade

Funcionando na antiga propriedade do Marquês de São Vicente, o parque abriga o Museu Histórico da Cidade e se estende até as proximidades do Parque Nacional da Tijuca. Parte dessa área é dominada por matas fechadas, enquanto o restante possui jardins a céu aberto cortados por um córrego represado.
Onde? Estrada Santa Marinha, 505 Gávea
Quando? De terça a domingo, das 8h às 18h

  • Parque Dois Irmãos

Localizado no Alto Leblon, tem mirantes com vista para as praias do Leblon e Ipanema. E, conta com pequeno teatro de arena, quadras de futebol e playgrounds. Além de jardins e vias sinuosas.
Onde? Rua Aperana , Leblon ( A subida para chegar ao local é íngreme)
Quando? Diariamente, de 8h às 18h

  • Parque Estadual do Grajaú

Localizado no bairro do Grajaú, o parque estende-se sobre a encosta nordeste da Serra dos Três Rios até os limites do Parque Nacional da Tijuca.
Onde? Rua Comendador Martinelli , Grajaú, Rio de Janeiro – RJ
Quando? De terça a domingo, das 08h às 17h

Grajaú guarda área verde
  • Parque Estadual da Chacrinha

O parque está localiza-se na encosta sul de um dos morros de Copacabana, no Morro de São João. O parque tem por margem de um lado a Ladeira do Leme que começa na Praça Cardeal Arcoverde e segue até um antigo pórtico, marca do tempo em que era área militar.
Onde? R. Guimarães Natal, 56 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Quando? De terça a domingo, das 9h às 17h

  • Parque da Catacumba

Uma área reflorestada às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Possui belos jardins, densas matas, belos nichos que são alcançados após caminhar por caminhos pitorescos, convidando para um piquenique. No local existem também algumas atividades de aventura.
Onde? Av. Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Quando? De terça a domingo, 9h30 às 16h30

Empresas exploram atividades de aventura no Parque
Créditos: Reprodução
Empresas exploram atividades de aventura no Parque
  • Parque Lage

Grande conhecido dos cariocas, o Parque Lage é opção de lazer para os carioca em meio ao caos urbano. Espaço oferece restaurante e centro cultural para os visitantes.
Onde? R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – RJ
Quando? Diariamente, das 9h às 18h

Parque Lage recebe exposições periodicamente
  • Parque Fazenda do  Viegas

O parque fica em Senador Camará, numa elevação isolada que tem, ao Sul, a Serra do Viegas, e a Sudoeste, a Serra do Lameirão, integrantes do Maciço da Pedra Branca. O parque é local de visitas escolares, caminhadas,nele ocorrem eventos relacionados a datas comemorativas, Além das construções, típicas do Brasil colônia, o local possuí elementos nativos da fauna e flora da Mata Atlântica.
Onde? R. Marmiári, 221 – Senador Camará – RJ
Quando? Segunda a sexta, 8h às 17h

  • Sítio Burle Marx

Daqueles passeios que poucos cariocas se aventuraram a fazer, o Sítio é uma parada obrigatória para quem ama natureza, arte e paisagismo. Nos 400 m² de área verde está concentrada uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo. Pode acreditar? Leia mais sobre esse lugar incrível aqui!
Onde? Estrada Roberto Burle Marx, 2019 – Barra Guaratiba – RJ
Quando? É necessário agendar visita de terça a sábado, às 9h30 ou às 13h30, pelo telefone 21 2410-3000 ou pelo email srbm@iphan.gov.br.

  • Bosque da Barra

É um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra da Tijuca e animais que originalmente habitavam o local.
Onde? Av. das Américas, 6.000 ou km 6 da Av. das Américas
Quando? Diariamente, das 7h às 17h

Bosque da Barra preserva fauna e flora
  • Campo de Santana

O oásis no meio da Av. Presidente Vargas é localizado na Praça da República. Com área verde, gatos, cotias e pavões, o Parque é uma opção de relaxamento no centro da cidade. O local recebe eventos culturais e feirinhas gastronômicas.
Onde? Praça da República, s/n – Centro – RJ
Quando? Diariamente, sem restrições

O Campo de Santana é conhecido pelos animais que o habitam