Maria Cursi: confira as fotos da cobertura do Samba em Rede

Portal Samba em Rede realiza ensaios fotográficos de comunidades e movimentos de samba da cidade de São Paulo

Por: Redação

Em 2017, o portal Samba em Rede foi um dos projetos contemplados pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc) através do edital Economia Criativa (Edital nº 29/2017), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O edital atende projetos que promovem o desenvolvimento social e cultural utilizando ferramentas digitais; e o Samba em Rede recebeu apoio financeiro para a manutenção e ampliação da cobertura do website e redes sociais durante cinco meses (de janeiro a maio de 2018).

Com o apoio, o Samba em Rede realizou, entre outras ações, seis (6) ensaios fotográficos de comunidades e movimentos de samba da cidade de São Paulo. A Comunidade Samba Maria Cursi foi a quarta roda visitada.

Confira o registro sob o olhar da fotógrafa Merylin Esposi:

Mais sobre o Maria Cursi

A Comunidade Samba Maria Cursi realiza sua tradicional roda de samba todos os 2º, 3º e 4º sábados do mês, a partir das 20h30, em São Mateus. O repertório da roda apresenta músicas de nomes consagrados do samba, além de obras dos compositores da região.

A comunidade é formada por Elton Tigrão (banjo e voz), Edgard Santos (cavaco e voz), Júlio (violão 7 cordas), Reinan Rocha (pandeiro e voz), Emerson Madureira (tan tan e voz), Lindomar Aparecido (pandeiro e voz), Junior Costa (surdo), Roberto Alemão (percussão), e Aina, Eliane, Vanete e Karile (coro).

Mais sobre o Samba em Rede

Lançado dia 2 dezembro de 2013, data em que é comemorado o Dia Nacional do Samba, o Samba em Rede pretende apresentar ao público a agenda mais completa da programação de samba do eixo Rio-São Paulo, mapeando o maior número possível de eventos relacionados ao gênero nas duas cidades.

O Samba em Rede busca ser o canal que coloca o samba em evidência resgatando e difundindo a história de um dos principais gêneros populares do país. Através do reconhecimento de figuras e manifestações do samba – mesmo que desconhecidas no mainstream -, procuramos dar voz a todos e às tradições que se perdem pela falta de registro.

Dessa forma, o website contribui para a formação de público e dá visibilidade à produção cultural independente do samba, democratizando as iniciativas e facilitando o acesso do público às mesmas, além de preservar a memória de um dos gêneros mais populares do país.

  • + coberturas:

Compartilhe:

Tags:#Samba