10 problemas de saúde íntima tratados pelo pompoarismo

Prática ajuda a fortalecer ou relaxar a musculatura vaginal, prevenindo disfunções e incômodos

Por: Personare

Quando você escuta a palavra “pompoarismo”, a primeira imagem que vem à mente é de mulheres expelindo bolinhas pela vagina, ou outros malabarismos do tipo? O principal objetivo desta técnica pouco tem a ver com estes benefícios divulgados. Na verdade, os exercícios são feitos para fortalecer ou relaxar a musculatura vaginal ou musculatura do assoalho pélvico (MAP). Com isso, é possível tratar uma série de disfunções ou incômodos físicos, sexuais e até estéticos.

21 PROBLEMAS ÍNTIMOS TRATADOS COM O POMPOARISMO
Exercícios tratam e previnem incontinência urinária, dor no sexo, mioma, cólica e mais. Foto: BigStock

1- Trata e previne incontinência urinária

Se você tem alguma perda de urina – mesmo que pequena – isso já é considerado incontinência urinária. E ela pode ocorrer por causa neurológica ou fraqueza muscular. É nesse último fator que o pompoarismo mais surte efeito já que fortalece a musculatura que causa o problema.

2- Restabelece o tônus muscular vaginal depois do parto normal

O parto normal é mais benéfico para a saúde vaginal do que cesárea. Isso porque a frouxidão do músculo vaginal pode ser melhorada com fortalecimento, através do pompoarismo.

3- Trata dores no sexo e dificuldade de penetração

A dor na relação sexual pode surgir pelo fato da MAP estar muito tensa (o que exige exercícios de relaxamento) ou muito fraca (o que exige exercícios de fortalecimento). Neste caso específico, é fundamental uma consulta com uma fisioterapeuta ginecológica. No entanto, no caso da cesárea ocorre um corte de alguns músculos abdominais, que têm íntima ligação com os músculos vaginais e poderão ficar para sempre debilitados.

4- Facilita a gravidez

Quando a mulher alcança o orgasmo junto com o parceiro, o clímax feminino causa contrações involuntárias da vagina, o que direciona melhor os espermatozoides para a trompa uterina. No ato sexual, a mulher também pode – junto com a ejaculação masculina – realizar contrações vaginais propositalmente para direcionar melhor os espermatozoides.

5- Rejuvenesce

O rejuvenescimento realmente acontece, graças ao estrogênio que é liberado naturalmente pelo corpo quando constantes contrações vaginais são realizadas. O estrogênio corre por todo corpo e torna os cabelos mais bonitos, os olhos mais brilhantes, e a pele mais bonita, além de aumentar a feminilidade da mulher.

6- Aumenta libido

foto mostra a mão de uma mulher na cama
Pompoarismo ajuda a tornar o sexo mais prazeroso

Também graças ao estrogênio liberado naturalmente pelo corpo, por meio das contrações vaginais feitas no pompoarismo, a libido aumenta significativamente. Além disso, o pompoarismo também fortalece e sensibiliza a vagina, tornando o sexo mais prazeroso – permitindo a liberação de mais serotonina, ocitocina e sensações gerais de prazer, o que fará com que o cérebro entre em atividade, solicitando mais dessa sensação. E isso leva a mulher a ter um maior desejo sexual, com mais frequência.

7- Normaliza a lubrificação vaginal

O aumento do estímulo intravaginal torna as glândulas de bartholin – responsáveis pela secreção da lubrificação – mais ativas. A massagem realizada nessa região em cursos de pompoarismo também desincham a glândula e normalizam a lubrificação, quando ela é extremamente ativa e causa incômodo.

8- Regulariza o ciclo e o fluxo menstrual

O constante treino da musculatura vaginal aumenta a atividade em toda a região genital. Assim, o cérebro começa a se harmonizar com esse fluxo de estímulos neurais, hormonais e musculares, respondendo melhor aos estímulos e normalizando o ciclo menstrual feminino.

9- Melhora a autoestima

O pompoarismo ajuda a melhorar a autoestima por três motivos principais. Primeiro porque aumenta a liberação de estrogênio, que torna a mulher mais radiante. Segundo porque a mulher passa a controlar de forma habilidosa sua vagina. E, por último, percebe sua capacidade de dar prazer a si e seu parceiro.

10- Clareia a mucosa vaginal

Por aumentar a vascularização e a oxigenação na região genital, a mucosa da vagina vai perdendo sua cor mais escura e se tornando cada vez mais avermelhada, em razão do fluxo constante de sangue local e da maior sensibilidade adquirida.

Continue lendo para saber outros problemas íntimos tratados com pompoarismo e exercícios para cada tipo de problema

Texto produzido por Roberta Struzani e publicado no Personare.

Compartilhe:

Tags: #Sexo
Por: Personare

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário personare da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …