10 sinais que podem indicar alguma doença cardíaca

Ao detectar esses sinais precocemente e procurar atendimento médico, é possível iniciar o tratamento antes que a condição se agrave

Da clássica dor no peito à dor no braço, mandíbula ou costas, os sinais de doença cardíaca podem variar bastante e algumas vezes ser confundidos com outras condições. 

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso dar atenção aos seus sinais é fundamental para prevenir complicações graves.

É importante destacar que certas populações são mais vulneráveis às doenças cardíacas, incluindo idosos, pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, diabéticos, hipertensos e aqueles com colesterol alto.

Esses indivíduos devem ser particularmente vigilantes em relação aos sinais de alerta.

A British Heart Foundation elencou os sinais que alertar para alguma doença cardíaca. Veja abaixo:

A dor no peito é apenas um dos muitos sinais de doença cardíaca
Créditos: eakgrungenerd/DepositPhotos
A dor no peito é apenas um dos muitos sinais de doença cardíaca

Sinais de doença cardíaca

Dor no peito

É o sinal clássico de ataque cardíaco. Muitas vezes as pessoas a descrevem como aperto, pressão ou dor aguda.

Esse sinal deve ser deve ser tratado  como uma emergência médica quando for uma dor súbita e intensa, dura mais de alguns minutos ou ir e vir.

Dor de estômago como indigestão

Uma sensação de dor ou queimação no peito ou no estômago pode ser um sinal de ataque cardíaco ou outro problema cardíaco relacionado.

No entanto, pode ser difícil dizer a diferença entre dor no coração e indigestão.

Isso ocorre porque o coração, o estômago e o esófago (a passagem entre a boca e o estômago) ficam um ao lado do outro. 

Se você não tiver certeza de qual deles está causando sua dor de estômago, é importante procurar atendimento médico.

Dor no braço, mandíbula ou costas

No ataque cardíaco, a dor pode se espalhar para outras partes do corpo. Isso inclui braço, mandíbula, pescoço ou costas. 

De acordo com British Heart Foundation, é mais provável que seja um ataque cardíaco se a dor descer pelo braço, especialmente pelo braço esquerdo ou pelo pescoço.

Essa dor ocorre devido à isquemia miocárdica, onde o coração não recebe oxigênio suficiente.

Assim, os nervos que carregam sinais de dor do coração ao cérebro também percorrem a espinha, onde podem interagir com os nervos do braço, causando dor.

Similar à dor no braço, a dor na mandíbula ocorre devido à interconexão dos nervos.

Já a dor nas costas, especialmente na parte superior, pode ser um sintoma de ataque cardíaco, particularmente em mulheres. Essa dor pode ser confundida com problemas musculares ou ósseos.

A dor nas costas pode ser súbita e aguda ou pode começar de forma gradual e piorar com o tempo. Deve ser levada em consideração especialmente se acompanhada de outros sintomas como falta de ar, náusea ou sudorese.

Sudorese

A sudorese, ou transpiração excessiva, pode ser um sinal de doença cardíaca, especialmente quando ocorre em conjunto com outros sintomas.

Geralmente, as pessoas descrevem esse sintoma como “suor frio”, o que é comum em um ataque cardíaco. Esse tipo de sudorese não é resultado de esforço físico ou calor, mas sim da resposta do corpo a um evento cardíaco agudo.

Sensação de sufocamento 

Este sintoma pode aparecer em diferentes condições cardíacas: na doença arterial coronariana, na angina, na insuficiência cardíaca e no ataque cardíaco. 

Se esta sensação persistir e, principalmente, for acompanhada por outros sintomas é importante buscar um atendimento de urgência.

Enjoo

Enjoo é um sinal mais frequente em mulheres
Créditos: monkeybusiness/DepositPhotos
Enjoo é um sinal mais frequente em mulheres

O enjoo, ou náusea, pode ser um sintoma menos conhecido, mas significativo, de doença cardíaca. É especialmente comum entre as mulheres.

Esse sintoma corre porque durante um ataque cardíaco, o coração não recebe oxigênio suficiente devido a um bloqueio nas artérias coronárias.

Isso pode causar sintomas variados, incluindo náusea. A liberação de substâncias químicas pelo corpo em resposta ao estresse de um ataque cardíaco pode afetar o trato gastrointestinal, levando ao enjoo.

Inchaço nos tornozelos

Tornozelos inchados são comuns e têm muitas causas. No entanto, isso não significa que você deva ignorá-los, principalmente se seus tornozelos ficarem muito maiores, pois isso pode ser um marcador de insuficiência cardíaca.

Isso significa que seu coração pode não estar bombeando sangue pelo corpo tão bem quanto deveria e o líquido se acumula nos membros inferiores. 

Dor nas pernas

Uma sensação de aperto e cãibra nas panturrilhas ao caminhar é um marcador de doença arterial periférica (DAP) . A dor é causada por suas pernas não receberem sangue suficiente.

É mais comum em pessoas que fumam  e que têm diabetes.

Fadiga extrema

Sentir-se cansado o tempo todo pode ser um sintoma de muitas doenças – incluindo insuficiência cardíaca.

No entanto, como existem tantas causas para o cansaço, pode ser difícil saber com certeza. 

Mas se você começar a sentir cansaço extremo sem explicação, é uma boa ideia conversar com seu médico. 

Palpitações

As palpitações, muitas vezes, podem ter origem em fatores como ansiedade, cafeína ou alterações hormonais. 

No entanto, se o seu coração estiver batendo muito rápido e pulando de forma irregular, é importante consultar um médico. 

As palpitações podem ser um sinal de ritmo cardíaco anormal (arritmia).