Últimas notícias:

Loading...

4-7-8: veja como funciona a técnica de respiração que faz adormecer

Segundo os praticantes, quanto mais a técnica é praticada, mais rapidamente o sono chega

Por: Redação

Talvez você já deve ter ouvido falar em uma técnica de respiração chamada 4-7-8 que ajuda a relaxar e adormecer. Segundo o criador desse método, Andrew Weil, um dos pioneiros em Medicina Integrativa, quem pratica o exercício regularmente, da maneira correta, consegue dormir em um período bem curto de tempo.

A respiração baseia-se em uma antiga técnica yogue chamada pranayama, que ajuda os praticantes a obter controle sobre sua respiração e chegar a um estado de relaxamento profundo. É particularmente útil para casos de insônia causados por ansiedade ou estresse.

técnica dormir
Crédito: Fizkes/istockTécnica 4-7-8 ajuda a adormecer em pouco tempo

É comum nas primeiras tentativas sentir a sensação de tontura, porém, os adeptos da respiração dizem que ela se torna cada vez mais poderosa, à medida que a pessoa insiste na prática. Se ela for feita duas vezes ao dia, os resultados são ainda mais perceptíveis.

Como fazer a respiração 4-7-8?

Se a técnica for utilizada para adormecer, é recomendável encontrar um lugar para deitar confortavelmente.

  • Coloque a ponta da língua logo atrás dos dentes da frente e a mantenha durante todo o exercício. Deixe seus lábios se separarem levemente e faça um som sibilante ao expirar pela boca.
  • Em seguida, feche a boca e inspire calmamente pelo nariz até uma contagem mental de quatro.
  • Prenda a respiração por uma contagem de sete.
  • Faça outra expiração ruidosa pela boca por oito
    segundos.
  • Complete este ciclo com quatro respirações completas e você sentirá o relaxamento.

técnica adormecer
Crédito: Marco VDM/istockQuatro respirações completas ajudam a relaxar

Quem ainda assim encontrar dificuldades em adormecer pode aliar outros métodos, como o uso de óleo essencial de lavanda, música de relaxamento e prática de yoga.

Em alguns casos, a insônia é mais grave e requer intervenção médica para tratar alterações hormonais, distúrbios de saúde mental ou apneia do sono.

Compartilhe: