Últimas notícias:

Loading...

Chá de alface que virou moda no TikTok ajuda mesmo a dormir?

Há relatos de quem conseguiu pegar no sono cerca de dez minutos após consumir a bebida

Por: Redação

Muita gente recorre a um chá quentinho para relaxar e pegar no sono, mas considerar o chá de alface para essa finalidade parece um pouco estranho. Porém, a bebida tornou-se um viral no TikTok, com muitos usuários relatando efeitos positivos.

Uma norte-americana compartilhou em sua conta na rede social a experiência do marido, Mike, que sofre de insônia.

Segundo ela, a bebida funcionou tão bem que ele nem acordou quando seu filho estava chorando durante a noite.

chá de alface
Crédito: Reprodução/[email protected]Usuários do TikTok fazem experiência com chá de alface para dormir

No vídeo, ela mostrou que o modo de preparo do chá é bem simples, bastando mergulhas as folhas de alface em uma caneca cheia de  água quente por cerca de cinco minutos.

A mulher ainda conta que 10 minutos após consumir o chá, o marido já conseguiu pegar no sono.

Outra usuária do TikTok identificada como @shapla_11 também relatou experiência parecida e disse ter ficado sonolenta após experimentar o chá de alface.

Ela preparou a bebida acrescentando um saquinho de chá de hortelã para dar um sabor. Veja abaixo:

@shapla_11

if you can’t sleep, try this #lettucewater #insomnia #lifehacks #fyp

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

 Chá de alface realmente funciona?

A alface, especialmente a romana, contém lactucário, um fitonutriente conhecido como “ópio de alface”, devido às suas propriedades sedativas e analgésicas.

Um estudo preliminar mostrou que os camundongos que ingeriam extrato de alface romana dormiam por mais tempo. Só que o extrato é muito mais potente do que as folhas da hortaliça.

alface
Crédito: Hanna Budzko/istockAlface tem uma substância que ajuda a relaxar

Portanto, para sentir esse efeito de relaxante natural a partir do chá com as folhas da alface, seria necessário o consumo de uma grande quantidade, o que significaria muito mais do que uma ou duas xícaras da bebida.

Dessa forma, o que pode estar acontecendo com as pessoas que relatam os efeitos positivos do chá de alface para dormir é o chamado efeito placebo, combinado com a água quentinha que ajuda a relaxar.

Dicas para os insones

Se você também sofre com insônia, algumas mudanças na rotina de sono podem ajudar. Adotar a prática da meditação perto da hora de dormir é um das dicas simples que costumam funcionar.

Também é importante criar uma rotina porque o nosso corpo e a nossa mente precisam e gostam disso. Então, dormir sempre no mesmo horário e acordar todos os dias mais ou menos no mesmo horário regula o relógio biológico.

É importante também evitar bebida alcoólica para relaxar, bem como alimentos pesados ou gordurosos, especialmente no período da noite. Veja mais dicas no link abaixo.

Compartilhe: