5 alimentos que você nem imagina, mas aumentam o açúcar no sangue
Veja como manter o açúcar no sangue equilibrado através da escolha de alimentos com baixo índice glicêmico
Para todas as pessoas que buscam seguir uma alimentação saudável, especialmente os diabéticos, é fundamental estar cientes dos alimentos que podem aumentar o açúcar no sangue.
Isso porque comer de forma adequada é um pilar fundamental no controle da glicose sanguínea. Como todos sabem, alimentos altamente processados e ricos em açúcar podem ser verdadeiros “venenos” para a saúde.
O índice glicêmico é uma forma de medida que define o quão rápido os carboidratos presentes nos alimentos são convertidos em glicose no sangue.
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
A medida não está relacionada somente com a quantidade de carboidratos presentes no alimento, mas principalmente com a velocidade desta conversão. A seleção de alimentos, de acordo com seu índice glicêmico, pode ajudar a manter o açúcar no sangue saudável e estável.
Contrariar esta regra, pode levar à flutuações bruscas nos níveis de glicose sanguínea, comprometendo até mesmo o controle do diabetes.
Alimentos que aumentam o açúcar no sangue
A realidade é que alimentos ricos em carboidratos, como arroz, pão e frutas, são os maiores responsáveis por aumentar os níveis de açúcar no sangue devido à sua rápida conversão em energia. Porém, é fundamental frisar que retirar completamente os carboidratos da dieta acarretaria em um desequilíbrio alimentar.
Fugindo do comum, além de refrigerantes, doces e sucos processados, outros alimentos são cheios de açúcar e alguns você nem imagina. Mas quais são exatamente estes alimentos? Veja a seguir!
- Banana, melão, manga e mais – Alimentos como bananas, melões e outros frutos sem caroço tendem a ser ricos em açúcares. Por mais nutritivas que sejam, é aconselhado que diabéticos moderem no consumo dessas frutas para manter a glicose do sangue em níveis normais. Como alternativa, aposte em frutas mais ácidas como morangos ou cítricas.
- Barra de cereal – As barras de proteínas, embora populares entre os desportistas, contêm alta quantidade de carboidratos, calorias e gorduras. Assim como pães e outros produtos de padaria também devem ser evitados, pois contêm açúcares e farinhas processadas em excesso.
- Arroz branco – O arroz é um carboidrato que sobrecarrega o corpo com açúcares e pode levar à diabetes tipo 2.
- Bolacha de água e sal – Cheia de carboidratos, a bolacha de água e sal também é um alimento processado, ou seja, além da gordura vegetal, ela leva ingredientes processados que garantem a sua conservação e sabor. A bolacha é calórica e apresenta poucos nutrientes.
- Bebidas alcoólicas –O álcool pode ser um grande empecilho para o controle da diabetes. Pelo seu alto teor calórico e processamento que se assemelha ao das gorduras no organismo, pode alterar os níveis de açúcar no corpo.
Quais alimentos têm baixo índice glicêmico?
É preciso moderar no consumo dos alimentos citados, pois níveis constantemente elevados de glicose no sangue trazem consequências negativas, como problemas cardíacos, renais, e até neurológicos como a neuropatia.
Além disso, o pâncreas pode não conseguir acompanhar a demanda de produção de insulina para lidar com todo o açúcar, gerando a resistência à insulina, pré-diabetes e até diabetes tipo 2.
Enquanto isso, todos os alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis ajudam a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Isso se deve ao fato de que estes alimentos não têm hidratos de carbono e prolongam o tempo de digestão e absorção.
Alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico incluem batata doce, quinoa, leguminosas como feijão, ervilhas e lentilhas, ameixas, vegetais de folha verde, legumes e frutos oleaginosos.
Mantenha uma alimentação balanceada e saudável e cuide do seu índice glicêmico. O controle do açúcar no sangue é fundamental para a sua saúde.