6 superalimentos que podem ajudar a evitar ataque cardíaco

Os infartos são uma das principais causas de morte no mundo, e a alimentação desempenha um papel importante na prevenção dessas doenças cardíacas

02/08/2024 06:41

Uma dieta pobre em nutrientes, rica em gorduras trans e colesterol, pode colocá-lo em risco de ataque cardíaco. Por outro lado, uma dieta com superalimentos, rica em fibras, ácidos graxos ômega-3, vitaminas, antioxidantes pode apoiar a saúde geral do coração.

O que são superalimentos?

Superalimentos são alimentos ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Eles oferecem inúmeros benefícios para a saúde e são especialmente eficazes na prevenção de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas.

Superalimentos para a saúde do seu coração

Abacate

Comer abacate todos os dias é uma maneira de cuidar da saúde do coração e adicionar muitos nutrientes à dieta. A

fruta é cheia de gorduras saudáveis, como gorduras monossaturadas, que podem remover o colesterol ruim do corpo, reduzindo assim as chances de acúmulo de placa e pressão alta. 

Semente de chia

Outro superalimento que pode ajudar a manter a saúde do seu coração são as sementes de chia. Elas são ricas em fibras, antioxidantes, minerais e ácidos graxos ômega-3, todos os nutrientes que são benéficos para o coração.

Estudos já demonstraram que essas sementes são capazes de diminuir os níveis do colesterol ruim e de triglicerídeos, aumentar as taxas do colesterol bom.

alimentos coração

Uva

As uvas são um depósito de potássio que está ligado à redução da pressão arterial. Elas também têm antioxidantes, incluindo polifenóis como quercetina e resveratrol. Isso pode ter um efeito cardioprotetor e reduz o risco de ataque cardíaco.

O óleo de semente de uva também tem ácido linoleico, um composto que previne problemas cardíacos.

De acordo com um estudo, o consumo de suco de uva oferece benefícios cardiovasculares não apenas para pessoas saudáveis, mas também para aquelas com condições crônicas.

Nozes

De acordo com uma nova revisão de 60 estudos, comer um punhado de nozes todos os dias (cerca de 30 gramas) corresponde a um risco 20 a 25% menor de sofrer de  ataque cardíaco e derrames. 

Isso ocorre porque as nozes têm um efeito benéfico nos níveis de colesterol no sangue, o que evita o acúmulo de gordura nas artérias.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extra virgem é rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas. Seu consumo regular está associado à redução do risco de doenças cardíacas e infartos.

Salmão

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a inflamação e a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue. Estudos mostram que o consumo regular de salmão pode reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.