7 chás de ervas saudáveis e para que serve cada um
Muitos chás de ervas possuem propriedades conhecidas e que comprovadamente fazem bem ao organismo; conheça alguns
Do popular chá verde aos menos conhecidos, os chás de ervas têm sido usados como remédios para uma série de condições desde a antiguidade. Por milhares de anos, o chá de ervas foi tomado por seus inúmeros benefícios à saúde, ajudando na digestão, melhorando os níveis de colesterol, combatendo infecções e muito mais.
Confira abaixo alguns desses chás e para que servem:
Chá verde
O chá verde é um dos chás rico em poderosos antioxidantes e polifenóis proativos, que desempenham um papel em uma dieta saudável e equilibrada e podem ser encontrados em outras frutas e vegetais.
- USP abre 1,5 mil vagas para ingresso com a nota do Enem
- Por que colocar a folha de louro na geladeira?
- Este é o melhor nutriente para o cérebro, segundo Harvard
- Infecção urinária: 4 chás naturais para combater a doença
Os antioxidantes podem diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como câncer de próstata e de mama, e fortalecer o sistema imunológico.
Ele também contém cafeína, que é um estimulante mental e pode regular o estado de alerta.
Algumas pesquisas sugerem que o chá verde aumenta a taxa metabólica e aumenta a queima de gordura, o que pode ajudar a perder peso.
O chá também contém o aminoácido L-teanina, que relaxa a mente e pode reduzir a ansiedade.
Chá de hortelã
O hortelã-pimenta e o hortelã contêm óleos essenciais de menta, como o mentol, que podem refrescar o hálito e melhorar o fluxo de ar nasal quando a pessoa está resfriada.
O chá de hortelã-pimenta ajuda na digestão e algumas pessoas acreditam que ajude a reduzir os gases e o inchaço.
Ao contrário do chá verde, o chá de hortelã-pimenta não contém cafeína e, portanto, é bom para dormir.
Chá de gengibre
O chá de gengibre é picante e repleto de antioxidantes que previnem tipos específicos de câncer.
Acredita-se que o gengibre alivia e previne dores de cabeça e enxaquecas e reduz a pressão arterial.
Para quem deseja perder peso, o chá de gengibre pode ajudar a regular o apetite.
Chá de eucalipto
O chá de eucalipto é rico em antioxidantes que protegem o corpo dos radicais livres e do estresse oxidativo, bem como de alguns tipos de câncer, doenças cardíacas e outras condições.
Tem um resfriado ou tosse? O chá de eucalipto pode ajudar a reduzir o muco e limpar os pulmões da mesma forma que o óleo de eucalipto limpa os seios da face.
Pesquisas descobriram que o chá de eucalipto pode tornar o sistema de resposta ao estresse menos ativo, ao mesmo tempo em que aumenta a atividade do sistema nervoso parassimpático. Isso faz a pessoa se sentir mais relaxada.
Chá de ginseng
O chá de ginseng é um remédio herbal popular na Ásia e na América do Norte que aumenta a energia, melhora a função cerebral e elimina o estresse.
As propriedades do chá também têm sido utilizadas para reduzir o açúcar no sangue, equilibrar o colesterol e aumentar a circulação sanguínea.
Chá de hibisco
O chá de hibisco é conhecido por sua coloração vermelha intensa e sabor levemente ácido e refrescante.
Além de ser uma opção deliciosa de bebida, o chá de hibisco também é valorizado por suas propriedades benéficas para o organismo.
Um dos principais benefícios do chá de hibisco é seu potencial efeito antioxidante. Ele é rico em compostos antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a combater a ação dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce e as doenças crônicas, como o câncer e doenças cardiovasculares.
Acredita-se também que o chá de hibisco trate colesterol alto, pressão alta e açúcar elevado no sangue.
Além disso, o chá também pode ajudar na perda de peso e a manter o sistema imunológico saudável, pois é rico em vitamina C.
Chá de camomila
O chá de camomila é uma bebida reconhecida por seus diversos benefícios à saúde. Com propriedades calmantes, o chá de camomila pode ajudar a melhorar o sono, aliviar sintomas de ansiedade, promover a saúde digestiva e aliviar cólicas menstruais.
É um dos chás naturais e saborosos para aqueles que buscam bem-estar e relaxamento.
A bebida também pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.