Últimas notícias:

Loading...

África do Sul vê indícios de início da quinta onda de covid-19

As novas infecções registradas nos últimos 14 dias estão sendo puxadas por duas subvariantes da Ômicron

Por: Redação

Em meio a uma nova subida de casos de covid-19, as autoridades de saúde da África do Sul disseram nesta sexta-feira, 29, que o país pode estar entrando na quinta onda da doença.

A proporção de testes positivos saltou de 4% em meados de abril para 19% na quinta-feira, segundo dados oficiais. As novas infecções registradas nos últimos 14 dias estão sendo puxadas, segundo cientistas, por duas subvariantes da Ômicron, BA.4 e BA.5.

O país que registrou mais casos de coronavírus (3,7 milhões) e mais mortes (100.000) durante a pandemia no continente só saiu da quarta onda por volta de janeiro.

covid africa
Crédito: Charday Penn/istock África do Sul vê início do que pode ser a quinta onda da covid

Doença não parece ter se agravado

Segundo o ministro da Saúde, Joe Phaahla, ainda que as hospitalizações estejam aumentando, não houve mudanças dramáticas em internações de pacientes com covid em UTIs. O número de mortes pela doença também segue estável.

Na quinta-feira, o escritório da OMS na África sinalizou o aumento das infecções na África do Sul como o principal fator de aumento no continente africano.

Ainda que as subvariantes BA.4 e BA.5 pareçam se espalhar mais facilmente, cientistas dizem que não há sinal de que elas estejam causando doenças significativamente mais graves que as causadas pela linhagens anteriores.

Compartilhe: