Alimento tradicional coreano reduz a gordura corporal e melhora a saúde intestinal

Estudo reforça o papel do alimento funcional no contexto de uma dieta equilibrada e na luta contra a obesidade

05/12/2024 12:15

Um estudo recente aponta o kimchi como um aliado no combate à obesidade em adultos com sobrepeso. Publicado no Journal of Functional Foods, o estudo revelou que o consumo regular do alimento pode levar à redução da gordura corporal e ao fortalecimento da saúde intestinal.

O que é kimchi?

O kimchi é um alimento tradicional da culinária coreana, conhecido por sua preparação fermentada e seu sabor picante e ácido. Ele é feito principalmente com vegetais, sendo o repolho e o rabanete os mais comuns, temperados com uma mistura de alho, gengibre, pimenta vermelha em pó, molho de peixe ou pasta de camarão, entre outros ingredientes.

A fermentação, que pode durar dias ou semanas, não só confere ao kimchi seu sabor característico, mas também enriquece o alimento com probióticos benéficos para a saúde intestinal.

Estudo mostra que o kimchi pode auxiliar na perda de gordura corporal
Estudo mostra que o kimchi pode auxiliar na perda de gordura corporal - Nungning20/istock

Sobre o estudo

As descobertas corroboram pesquisas anteriores realizadas em animais, que demonstraram uma diminuição de 31,8% na gordura corporal em dietas contendo kimchi. Além disso, uma análise longitudinal de 13 anos do Korea Genome and Epidemiology Study associou o consumo frequente de kimchi a um menor índice de massa corporal (IMC) e a uma incidência reduzida de obesidade, especialmente em homens de meia-idade.

Embora os benefícios do kimchi para a redução de gordura sejam conhecidos, os mecanismos por trás desse efeito ainda estão sendo investigados. O estudo recente analisou como o alimento fermentado influencia o microbioma intestinal em 55 adultos com sobrepeso.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Um deles consumiu, diariamente, três cápsulas contendo pó de kimchi liofilizado, equivalente a 60 gramas de kimchi, durante três meses. O pó foi produzido a partir de kimchi de repolho fermentado a 4 °C por duas semanas.

Após 12 semanas, os resultados mostraram que os consumidores de kimchi reduziram entre 0,6 e 0,89 kg de gordura corporal, representando uma diminuição média de 2,6%. Já o grupo de controle apresentou um aumento de 4,7% na gordura corporal.

Além disso, o consumo de kimchi promoveu alterações positivas no microbioma intestinal, incluindo um aumento na bactéria Akkermansia muciniphila, conhecida por reduzir inflamações e ajudar na produção de ácidos graxos de cadeia curta, que melhoram condições como obesidade e síndrome metabólica.

Houve também uma redução na presença de Proteobacteria, um grupo bacteriano frequentemente associado à obesidade.