Este é um dos alimentos mais saudáveis do mundo

Feito de hortaliças e condimentos, este prato é comum entre os coreanos

Conheça mais sobre o alimento mais ‘saudável do mundo’
Créditos: gazanfer/istock
Conheça mais sobre o alimento mais ‘saudável do mundo’

Graças a nutrientes valiosos, o kimchi coreano é considerado um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo. O repolho chinês em conserva não só estimula a digestão, como também ativa o sistema imunológico.

O que exatamente é kimchi?

Kimchi é feito de repolho chinês ou acelga em conserva, que é preparado por fermentação láctica. Às vezes, alho-poró ou rabanete também são usados. Na Coreia, o alimento é servido em quase todas as refeições: como sopa ou como acompanhamento de peixe, carne ou tofu.

O prato tradicional é considerado um superalimento porque contém poucas calorias, muitas vitaminas valiosas (A, B1, B2 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro).

kimchi
Créditos: Fudio/istock

Como é o processo de fermentação?

O processo de preparo do kimchi é semelhante ao do chucrute alemão. No entanto, o clássico da cozinha coreana não é cozido, mas comido cru. Isso preserva vitaminas e minerais.

Os legumes são primeiro colocados em água salgada e depois temperados com gengibre, alho, molho de peixe e malagueta.

As folhas de repolho são então transformadas em pequenos pacotes e armazenadas em um frasco fechado por vários dias até que o processo de fermentação comece. Dessa forma, os vegetais duram alguns dias e, depois de alguns dias, adquirem o típico sabor azedo-picante do kimchi.

Baixo em calorias e ajuda na digestão

O efeito benéfico do repolho em conserva é cientificamente comprovado. Um estudo de 2014 do Journal of Medicinal Food descobriu que o kimchi, quando consumido regularmente, não só pode ajudar na perda de peso, mas também reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol. Também tem efeitos antienvelhecimento e aumenta o metabolismo.

As bactérias do ácido láctico que se desenvolvem durante o processo de fermentação desempenham um papel especial. Elas auxiliam a digestão e têm um efeito positivo na flora intestinal e, portanto, também no sistema imunológico.

A vitamina C fortalece o sistema imunológico

Mas não apenas as bactérias do ácido lático no kimchi ajudam as defesas do corpo, mas também suas vitaminas. A vitamina C, encontrada em grandes quantidades no repolho, desempenha um papel importante nisso.

Como antioxidante, desliga os radicais livres agressivos que ocorrem no corpo e podem levar a doenças. De acordo com o Federal Institute for Risk Assessment (BfR), o efeito antioxidante da vitamina C é de grande importância para o sistema imunológico.