5 alimentos que estão causando seu inchaço e como evitá-lo
Veja quais alimentos podem estar causando inchaço e saiba como evitar o incômodo com dicas para manter seu bem-estar
Às vezes, o motivo do inchaço pode ser facilmente identificado por aquela porção de fritura que você come sozinho no fim de semana. Contudo, outras vezes, o motivo pode ser um completo mistério.
Na verdade, o inchaço pode acontecer mesmo se você se alimentar com saladas e lanches saudáveis e, obviamente, você não deve evitar esses alimentos. Além disso, se você está confortável em casa, sua última preocupação será o inchaço temporário.
- Saiba quais são os alimentos que causam pico de glicose no sangue
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
Mas, para aqueles que se sentem incomodados, a seguir, veja quais alimentos podem ser os culpados e como evitar esse inchaço.
Quais alimentos podem causar inchaço?
Refrigerantes
O refrigerante causa inchaço porque contém dióxido de carbono, que forma bolhas de gás no estômago, levando à distensão abdominal. Além disso, o açúcar ou adoçantes artificiais presentes podem causar fermentação e produção de gases intestinais. O consumo excessivo também pode agravar a retenção de líquidos. Esses fatores combinados resultam na sensação de inchaço.
Pipoca
Esse lanche leve pode fazer você se sentir inchada. Uma porção de pipoca equivale a três ou quatro xícaras e contém a mesma quantidade de carboidratos que uma fatia de pão. No entanto, ocupa muito mais espaço no estômago, o que pode causar aumento temporário da barriga.
Feijão
O feijão é uma fonte fantástica de proteína, mas é conhecido por causar gases. Para reduzir o inchaço, é necessário aumentar gradualmente a porção, lavar o feijão enlatado três vezes antes de cozinhar e consumir com enzimas digestivas.
Leite
Apesar de ser ótimo para os ossos, o leite pode ser complicado para o sistema digestivo de algumas pessoas devido à lactose. Intolerância ao soro de leite, lactose e caseína podem causar inflamação. Leites de amêndoa e de coco são boas alternativas para quem tem dificuldade em digerir laticínios.
Vegetais Crucíferos
Brócolis e outros vegetais crucíferos podem causar inflamação devido à quantidade de fibras e aos compostos de enxofre que produzem gases durante a digestão.
Afinal, o que fazer para evitar o inchaço após uma refeição?
- Hidratação adequada: beber bastante água ao longo do dia ajuda na digestão.
- Coma devagar: mastigue bem e coma devagar, evite a exaustão.
- Probióticos: alimentos ricos em probióticos ajudam a regular o sistema digestivo.
- Chá de hortelã: este chá pode relaxar os músculos do trato digestivo e reduzir gases.
- Reduza o sal: menos sal na dieta ajuda a evitar a retenção de líquidos e o inchaço.
Adotar essas práticas e ter uma rotina de exercícios físicos pode ajudar a reduzir o inchaço e promover uma digestão mais saudável. Mas vale destacar: é importante consultar um médico para obter informações específicas para seu caso.