Ansiedade matinal: 6 sinais e as causas do problema

Muitas vezes, o cortisol, chamado de “hormônio do estresse”, está por trás disso, já que ele é mais elevado durante a primeira hora após acordar

Ter pensamentos frenéticos ou preocupações pela manhã pode indicar que você sofre de ansiedade matinal. No entanto, estes sentimentos, ou esta negatividade, muitas vezes acompanham as pessoas ao longo do dia.

Embora todos nós acordemos de vez em quando ansiosos com um evento que está por vir, a ansiedade matinal pode influenciar a forma como encaramos o nosso dia.

Por isso, é importante saber controlar os sintomas para que não interfiram no nosso bem-estar mental.

O que é ansiedade matinal?

Embora não exista um diagnóstico oficial de ansiedade matinal, muitas pessoas podem apresentar sintomas desse transtorno pela manhã.

Pessoas que sofrem da condição muitas vezes experimentam uma sensação geral de estresse e a preocupação que não desaparece com o passar do dia.

ansiedade matinal
Créditos: evrmmnt/DepositPhotos
Normalmente, esses tipos de sintomas são decorrentes do transtorno de ansiedade generalizada, que tende a causar sentimentos de preocupação constantes e crônicos em diferentes áreas de nossas vidas.

Considera-se que uma pessoa tem esse transtorno se esses pensamentos negativos persistirem por mais de seis meses.

Além disso, pessoas que sofrem de ansiedade generalizada tendem a sofrer com esta ansiedade matinal de forma muito mais intensa.

Como posso saber se tenho ansiedade matinal?

Inquietação:

A ansiedade matinal pode criar uma sensação de nervosismo ou preocupação com uma situação.

Irritabilidade

A personalidade das pessoas com essa condição pode mudar. Na verdade, muitas pessoas tendem a ficar irritadas mais facilmente.

Cansaço

Acordar já cansado pode ser sinal de que você sofre da condição.

Sintomas físicos

Os indivíduos podem apresentar sintomas físicos, como taquicardia, respiração superficial, sudorese, náusea e tensão muscular.

Ataques de pânico 

Em casos mais extremos, as pessoas podem sentir palpitações ao acordar, peso no peito, sensação de músculos tensos e frequência cardíaca acima do normal. Esses sinais podem indicar que você está sofrendo de um ataque de pânico.

Dificuldade de concentração

Ao sofrer dos sintomas descritos acima, muitas pessoas acham muito difícil se concentrar em uma tarefa específica.

Causas da ansiedade matinal

Estresse e preocupação

Os estressores do dia anterior ou eventos contínuos da vida podem aumentar a ansiedade ao acordar. Mas preocupações com o dia seguinte, tarefas a serem concluídas ou eventos futuros podem intensificar a pressão pela manhã.

Baixo teor de açúcar no sangue

Níveis baixos de açúcar no sangue pela manhã, especialmente para indivíduos com doenças como diabetes, podem desencadear sintomas de ansiedade.

Mudanças hormonais

Flutuações nos hormônios, como o cortisol (o hormônio do estresse), podem aumentar a ansiedade pela manhã.

Os níveis de cortisol atingem o pico naturalmente nas primeiras horas do dia, o que pode contribuir para uma resposta de “lutar ou fugir”.

Fatores de estilo de vida

A má rotina de sono, a falta de atividade física, a nutrição inadequada e os mecanismos de enfrentamento prejudiciais podem contribuir para a ansiedade matinal.

Fatores ambientais

Um ambiente estressante ou caótico, distúrbios sonoros ou outros estressores externos podem afetar a qualidade do sono e aumentar a ansiedade matinal.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ter um equilíbrio prejudicial entre vida pessoal e profissional pode contribuir para a ansiedade matinal. Sentimentos de ansiedade decorrentes de ter que ir para o trabalho pela manhã ou sentimentos de trabalho incompleto antes de dormir podem contribuir para padrões de sono pouco saudáveis ​​e aumentar a ansiedade matinal.

Quando procurar ajuda profissional?

É importante observar que a ansiedade matinal pode ser um sintoma de transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico ou outros problemas de saúde mental.

Se você sentir uma ansiedade pela manhã, ou se ela interferir significativamente no seu funcionamento diário e no seu bem-estar, é importante procurar ajuda profissional de um profissional de saúde mental, como um psicoterapeuta.

O profissional de saúde mental pode ajudá-lo a controlar os sintomas com estratégias específicas de enfrentamento, mudanças no estilo de vida ou até mesmo medicamentos. Todos esses são aspectos importantes do bem-estar geral.