Anticoncepcional masculino injetável deve ser lançado este ano

Contraceptivo tem duração 13 anos e, de acordo com os cientistas, só falta a aprovação regulatória

Por: Redação

Após inúmeros testes clínicos, o primeiro anticoncepcional masculino está prestes a ser lançado na forma injetável. Com 97% de eficácia, muito próximo da camisinha, com 98%, o método terá duração de 13 anos e poderá ser revertido.

A vacina foi desenvolvida por uma equipe de cientistas indianos e já foi testada em mais de 300 voluntários. Os resultados foram enviados ao Controlador Geral de Remédios Indianos, departamento governamental responsável pela aprovação de medicamentos no país.

“Eu diria que ainda levará de seis a sete meses para que todas as aprovações sejam concedidas antes que o produto possa ser fabricado”, adiantou VG Somani, controlador geral de remédios da Índia, ao Hindustan Times.

anticoncepcional masculino
Crédito: Natali_Mis/istockContraceptivo masculino tem duração de 13 anos e reversível

A grande vantagem do método é que ele não apresenta efeitos colaterais muito significativos, como acontece no uso do anticoncepcional feminino. Entre os mais graves riscos enfrentados pelas mulheres estão trombose, embolia pulmonar e até AVC.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

A aplicação do RISUG (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle) é feita, sob anestesia local, em canais dos testículos por onde são transportados os espermatozoides. Com a aplicação, essa passagem é bloqueada. Para reverter o processo, outra injeção é aplicada no local para quebrar a ação do RISUG.

Nos Estados Unidos, cientistas também trabalham no desenvolvimento de outro anticoncepcional em forma de pílula para os homens, mas que ainda está em fase de testes.

homem segurando um remédio
Crédito: Juststock/istockPílula anticoncepcional masculina está em teste nos EUA

A pílula, feita para ser tomada uma vez ao dia, contém testosterona modificada que combina as ações de um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona. O objetivo é impedir a produção de espermatozoides.

No Reino Unido, outro método contraceptivo masculino chegou a ser desenvolvido, mas foi interrompido por conta de efeitos colaterais significativos.


Imagem Carnaval Sem Assedio

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …