Anvisa autoriza 8 novos testes rápidos para o novo coronavírus

Testes podem usar uma gotinha de sangue ou amostras retiradas com haste de algodão da garganta ou do nariz

19/03/2020 13:30

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de oito testes específicos para o novo coronavírus. A medida vai acelerar os diagnósticos, já que esses kits podem fornecer o resultado em até 10 minutos.

Os testes, segundo a Anvisa, são de dois tipos: uns usam amostras de sangue e outros fazem a detecção do vírus a partir de amostras das vias respiratórias da pessoa, com o uso de um haste de algodão.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, há cerca de 10 empresas interessadas em entrar no país para comercializar os kits. Uma das interessadas é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já se comprometeu com o governo em aumentar a produção e entregar até abril 40 mil testes extras.

Contrariando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha testar todos os casos suspeitos, o Ministério da Saúde já afirmou inúmeras vezes que isso não será possível em locais onde já acontece a chamada transmissão comunitária, que é quando não se torna impossível saber a origem de cada infecção.

“Do ponto de vista sanitário, é um grande desperdício de recursos preciosos para nações”, disse o ministro  Luiz Henrique Mandetta.

Como acontece a transmissão

O principal meio de transmissão é entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.

Sintomas de coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Sintomas de coronavírus se assemelham aos de uma gripe
Sintomas de coronavírus se assemelham aos de uma gripe - divulgação/Ministério da Saúde

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz

-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa

-Usar lenço descartável para higiene nasal

-Não compartilhar objetos de uso pessoal

-Manter o ambiente ventilado