Ao usar a panela desse jeito você está colocando sua saúde em risco
Um estudo alerta sobre como os utensílios antiaderentes podem liberar microplásticos prejudiciais à saúde

O uso de utensílios de cozinha antiaderentes tem sido um tema de debate em relação à saúde pública. Isso porque um estudo conduzido pela Universidade de Newcastle, na Austrália, encontrou evidências alarmantes sobre um material comumente usado nesses produtos: o teflon.
Os pesquisadores descobriram que um único arranhão em uma panela antiaderente pode liberar milhões de microplásticos prejudiciais, que podem ser facilmente transferidos para os alimentos e o ambiente.
Os resultados do estudo estão publicados na revista científica Science of The Total Environment. Parece que agora temos mais uma coisa com que nos preocupar na cozinha.
- 7 melhores destinos na Europa para viajantes 65+
- Bristol e Unifesp destacam 4 exercícios que diminuem o risco de Alzheimer
- Escola em SP abre vagas em curso gratuito de maquiagem e visagismo
- 3 lugares para fazer uma viagem internacional sem gastar uma fortuna
Qual é a descoberta preocupante?
O estudo australiano revelou que, ao utilizar utensílios antiaderentes, mesmo um simples arranhão de cinco centímetros nas panelas de teflon pode liberar uma quantidade assustadora de cerca de 2,3 milhões de microplásticos.
Um dado ainda mais alarmante é que atualmente não existem regulamentações federais nos Estados Unidos sobre o uso de limites dessas substâncias.

Por que esses microplásticos são perigosos?
De acordo com os pesquisadores, os perigos residem nas substâncias chamadas per e polifluoradas (PFAS), também conhecidas como “produtos químicos eternos”.
Os PFAS são partículas à prova de calor muito comuns em utensílios de cozinha para torná-los antiaderentes, além de em outros produtos para serem impermeáveis e resistentes. Eles levam quase uma década para se decompor no corpo humano e, pior ainda, nunca se degradam no meio ambiente.
As substâncias PFAS estão associadas a inúmeros problemas de saúde, como vários tipos de câncer, autismo e infertilidade.
Além disso, uma vez ingeridos, esses produtos químicos permanecem no corpo por longos períodos, são excretados muito lentamente pela urina.
Qual é a recomendação dos pesquisadores?
Diante dessa descoberta preocupante, os pesquisadores australianos recomendam que as pessoas sejam mais conscientes na escolha dos produtos que utilizam.
Em particular, eles aconselham evitar o uso de panelas antiaderentes, especialmente aquelas que usam produtos de teflon.
Os especialistas também sugerem a necessidade de mais pesquisas para investigar a extensão dos efeitos desses contaminantes emergentes sobre a saúde humana.