App grátis mapeia lugares que oferecem comida sem glúten e sem lactose pelo Brasil

O estudante de computação Nykolas Mayko, 22, é celíaco, isto é, tem intolerância ao glúten, e sempre teve problemas para encontrar restaurantes que não levam esse elemento em seus pratos. Foi pensando na dificuldade de pessoas como ele que surgiu a ideia de criar um aplicativo gratuito para ajudar quem tem restrições alimentares: o Zero% (iOS).

iStock/manyakotic
Aplicativo também oferece dicas de receitas, como a lasanha vegetariana

A ferramenta mapeia lojas com comidas sem glúten e sem lactose na sua cidade. O usuário baixa o app e escolhe qual é o estabelecimento mais próximo com apenas um clique. Por meio da geolocalização, é possível encontrar os restaurantes, os supermercados, as padarias ou as confeitarias mais próximas, todos focados em alimentos saudáveis.

Outras boas funcionalidades do aplicativo são as ofertas de cupons de desconto para compra de produtos e de receitas sem glúten e sem lactose, como lasanha vegetariana e cheesecake de tofu.

O Zero% foi lançado em novembro do ano passado pelo estudante de computação e mais quatro amigos. Ele já possui estabelecimentos cadastrados em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Ceará, no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte.

1 / 8
1
02:33
Sintomas que alertam sobre a sua saúde
Você sabe identificar sintomas que indicam doenças crônicas como a hipertensão ou diabetes? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
03:03
Sinais que indicam problemas na visão
Como saber se a saúde da sua visão vai bem? Existem sintomas que alertam sobre doenças na região ocular? O Dr. …
3
02:10
Brasil registra um salto nos casos de morte por dengue
Um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde revela um salto nos casos de dengue no país. O levantamento compara os …
4
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
5
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
6
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
7
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
8
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …