Bela Gil apresenta chá azul de poderosas propriedades medicinais

Chá surpreende por sua cor incomum e pode ser usado como corante natural em diversas preparações na cozinha

Por: Redação | Comunicar erro
chá azul
Crédito: reprodução/InstagramChá de Clitoria muda de cor

Um chá de cor azul e pouco conhecido virou um post da apresentadora e culinarista Bela Gil. Na publicação, ela comenta sobre a bebida natural feita com flor de Clitoria ternatea, também conhecida como feijão borboleta. Seu nome científico faz alusão ao formato da flor, que lembra o órgão sexual feminino.

A cor por si só já é incomum, mas a bebida consegue surpreender ainda mais porque muda de cor. A apresentadora explicou que isso acontece quando seu pH é reduzido, pingando algumas gotinhas de limão.

Bela Gil explica que, além de beber puro, dá para usar o chá para colorir sucos, vitaminas, kombuchas, arroz, tapioca, caldos, pães, cremes e fazer drinks. “O chá tem um gosto beeem suave/neutro”, descreveu.

Ela ainda pediu indicações de produtores de Clitoria. “Galera das PANCs deixa aí nos comentários o contato de produtores pro pessoal se conectar e trocar flores ou sementes e provar dessa delícia. Bora clitoriar a vida… e tem pra todos os gostos, de azul a rosa”, escreveu.

A publicação da apresentadora arrancou elogios no Instagram.”Como é bom ver pessoas influentes como você mostrando a riqueza da natureza e incentivando hábitos saudáveis”, disse uma seguidora.

Poder medicinal da Clitoria ternatea

A Clitoria é uma trepadeira comum em jardins, mas que poucos sabem de seu poder medicinal, tão amplo quanto os já conhecidos boldos, carqueja e cidreira.

Diversos estudos já mostraram que as flores da planta são ricas em fitoquímicos como flavonoides e antocianinas com atividades antioxidantes e são capazes de inibir a absorção de glicose na dieta, beneficiando os diabéticos.

O seu suco é muito usado na medicina ayurvédica para tratar picadas de insetos e problemas de memória. No entanto, é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento fitoterápico.

De acordo com o estudos científicos, testes toxicológicos sobre roedores sugerem que a Clitoria ternatea é segura, mas existem evidências limitadas atualmente. Devido à falta de intervenções em humanos, é difícil estimar uma dose precisa.

trepadeira clitoria
Crédito: Stock Photo Clitoria ternatea é uma trepadeira comum em jardins
1 / 8
1
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
2
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
3
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
4
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
5
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
6
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
7
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
8
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …