Últimas notícias:

Loading...

Médicos alertam para botox pirata que pode até necrosar a pele

Produto é utilizado de maneira clandestina em algumas clínicas de estética, que costumam cobrar um valor mais em conta pela aplicação

Por: Redação

Quem procura por procedimentos estéticos, muitas vezes, desconhece os riscos por trás da escolha errada de um profissional. Com a popularização da aplicação de botox, apareceram no mercado diversas marcas do produtos, algumas de origem duvidosa. É o caso do botox pirata da marca Israderm.

Médicos vem alertando para o risco do produto falsificado provocar infecções, inclusive graves, podendo até necrosar a pele.

No Brasil, o Israderm não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, é utilizado em algumas clínicas de procedimentos estéticos.

No mês passado, a polícia e a Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul descobriram o uso desse botox em Porto Alegre. A cirurgiã-dentista Sandrelle Arcipretti foi presa em flagrante.

botox pirata
Crédito: FG Trade/istockBotox pirata pode causar infecções e até necrosar a pele

Entre os médicos, há vários relatos de pacientes que utilizaram o produto pirata e tiveram inchaços, alergias e infecções. Há relatos, inclusive, da migração da toxina para áreas indesejadas como a pálpebra.

Dicas para não cair em cilada

Ao optar por qualquer procedimento estético, procure ter referências do local e do profissional que irá fazer o serviço. Se o valor do procedimento que deseja fazer estiver muito abaixo do valor de mercado, desconfie.

O frasco de Israderm tem sido comercializado por até R$ 350, enquanto a aplicação do botox original é custa em torno de R$ 1.000.

Outra dica importante, é pedir para o profissional que irá fazer a aplicação mostrar a embalagem do produto, que deve estar lacrada. Lá vem descrito o nome, data de validade e outras informações importantes.  O acesso a esta informação é direito do paciente.

As marcas de botox mais conhecidas e legalizadas no Brasil são: Botox e Dysport.

Para que serve o botox?

A toxina botulínica (botox) paralisa temporariamente os músculos responsáveis ​​pelas linhas de expressão e pés de galinha. O botox funciona interferindo nos sinais nervosos que fazem com que os músculos se contraiam, por isso ele trata aquelas rugas que aparecem quando fazemos caretas.

botox
Crédito: Erika Dominiquini/istockBotox é utilizado para suavizar marcas de expressão

A substância é aplicada por meio de uma seringa, principalmente na testa e nas linhas ao redor dos olhos, locais onde as pessoas mais têm marcas de expressão.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, ele não é aplicado na boca para aumentar o volume. Para essa finalidade, são usados os preenchedores de ácido hialurônico.

Compartilhe:

?>