Brasil recebe mais 500 mil testes para diagnóstico do coronavírus

Distribuição aos estados dos testes para diagnóstico do coronavírus começa ainda nesta semana

23/04/2020 10:23

O Brasil recebeu nesta quarta-feira, 22, o primeiro lote com 500 mil testes para diagnóstico do novo coronavírus (covid-19) comprados pelo Ministério da Saúde com ajuda da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde.

De acordo com o governo, a distribuição aos estados começa ainda nesta semana.

Distribuição aos estados dos testes para diagnóstico do coronavírus começa ainda nesta semana
Distribuição aos estados dos testes para diagnóstico do coronavírus começa ainda nesta semana - Haydar Dogramaci/istock

Foram adquiridos 10 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular), que identificam o coronavírus logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. O restante dos testes, produzidos pelo laboratório Seegene, da Coreia do Sul, chegará de forma escalonada, sendo cerca de 500 mil por semana.



De acordo com a pasta, já foram distribuídos mais de 2,5 milhões de testes para diagnóstico de covid-19 em todo o país. Deste total, 524.536 mil são testes RT-PCR e 2 milhões são testes rápidos (sorologia). Estes últimos detectam a presença de anticorpos no organismo e são realizados entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas da doença.

Até a próxima semana está prevista a distribuição de cerca de 3 milhões de testes que já chegaram ao Brasil e estão seguindo os trâmites legais para a distribuição. São 984 mil testes RT-PCR, oriundos de compras da Fiocruz (184,2 mil) e OPAS (500 mil), além da doação de 300 mil testes da Petrobras.

Já em relação aos testes rápidos, são mais 2 milhões de unidades doadas pela mineradora Vale que chegaram ao Brasil no começo da semana.

Testes realizados

De acordo com o Ministério da Saúde, até 20 de abril, foram realizados 189.080 exames do painel viral (vírus respiratórios diversos) para investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em que se busca identificar a covid-19, as influenzas, vírus sincicial e outros vírus respiratórios. Destes, 132.467 foram específicos para o novo coronavírus.

Os testes para coronavírus começaram a ser realizados a partir de 16 de fevereiro em laboratórios públicos e privados.