Projeto cria calendário ilustrado para lembrar homens de lavar o pênis

Todos os anos, cerca de mil homens têm o pênis amputado no Brasil por complicações causadas por falta de higiene

Por: Redação

Não é só em novembro que o homem precisa ser protagonista de sua saúde íntima a fim de se evitar o câncer. E para reforçar isso, um projeto chamado Lave o Dito-Cujo, lançado no Instagram, publica diariamente um lembrete bem-humorado com diferentes ilustrações de pênis. A ideia é publicar 365 posts até o fim de 2020.

A ação, de iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), é para conscientizar sobre a importância da higiene na prevenção ao câncer no órgão sexual masculino.

Campanha lembra os homens diariamente de lavar o pênis
Créditos: reprodução/@LaveoDitoCujo
Campanha lembra os homens diariamente de lavar o pênis

Cada ilustração diária é publicada com um nome popular de pênis e uma mensagem de alerta sobre a doença. “É uma maneira lúdica para alertarmos sobre um problema sério de saúde que pode ser evitado”, explica Leonardo Telles, um dos idealizadores da ação.

A campanha é colaborativa e qualquer artista que queira pode participar enviando sua ilustração para o e-mail laveoditocujo@gmail.com.

calendário lave o pênis
Créditos: divulgação/LAL

View this post on Instagram

3 • SEX • JAN • 2020 Não lavar o penislongo é o fim da picada. Obrigado pela arte @marcelomarui E você também pode ajudar. Crie uma ou mais ilustrações e mande uma mensagem para laveoditocujo@gmail.com @institutolal @novembroazuloficial #laveoditocujo #novembroazul2018

A post shared by Lave o Dito-Cujo (@laveoditocujo) on

Apesar do humor, a campanha  discute um tema bastante sério. De acordo com o LAL, entidade responsável pelo Novembro Azul, esse tipo de câncer provoca cerca de mil amputações do órgão todos os anos só no Brasil.

Uma das medidas para diminuir as chances de desenvolvimento da doença é fazer uma higiene adequada todos os dias. Esse cuidado evita o acúmulo de secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.

Como lavar o pênis

Muitos homens acreditam que estão fazendo a higiene adequada do pênis durante o banho, mas podem estar se esquecendo de detalhes simples.

O especialista Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, explica como realizar a limpeza da região.

1 – Puxe o prepúcio

Segundo Nardi, a limpeza envolve puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande. “Passe água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, explica o urologista. Segundo ele, a essa gordura, damos o nome de esmegma. Ela é uma secreção branca composta de células descamadas da pele e óleos produzidos por glândulas penianas, e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.

2 – Tome banho depois do ato sexual

A limpeza adequada do pênis depois do ato sexual é importante, pois ajuda a remover resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A higiene também serve para retirar o muco da lubrificação natural da mulher junto com resíduo de secreção espermática após a ejaculação, já que ambos são ricos em substâncias que servem como meio de cultura para bactérias e fungos.

Além disso, o médico lembra que é muito importante o uso de preservativos em qualquer relação sexual, que ajuda a previne contra o vírus HIV e as demais doenças sexualmente transmissíveis, como HPV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo sífilis.

Câncer peniano

O câncer de pênis é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. Segundo informações do LAL, a doença aparece mais comumente a partir dos 50 anos, mas pode ocorrer antes disso também.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.

Além da má higiene íntima, a doença está relacionada a homens que não se submeteram à circuncisão (remoção da pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis). Outro fator de predisposição ao câncer peniano é a infecção pelo vírus HPV.