Campanha nacional contra o sarampo: saiba quem deve se vacinar

O objetivo da campanha atual é interromper a circulação do vírus e controlar os casos da doença no Brasil, que não param de crescer

Com surtos de sarampo ainda espalhados pelo país, o Ministério da Saúde deu início a uma nova campanha nacional contra a doença.  A vacina tríplice viral, que ainda protege contra caxumba e rubéola, está disponível nos postos de saúde de todo o Brasil,  com foco em dois grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos, que ainda não estão com a caderneta de vacinação em dia.

As crianças serão vacinadas de 7 a 25 de outubro, com o dia D de vacinação no dia 19. Já a imunização dos adultos está prevista para se iniciar no dia 18.

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo foca em crianças e jovens adultos
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Campanha nacional de vacinação contra o sarampo foca em crianças e jovens adultos

A meta é imunizar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, o Ministério da Saúde garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Casos concentrados em São Paulo

A doença, que já foi considerada erradicada no Brasil, causou a morte de 12 pessoas este ano só no estado de São Paulo, onde os casos estão concentrados. As três últimas vítimas foram uma menina de 10 meses, de Itapevi, que não era vacinada; um homem de 53 anos, de Santo André, e um menino de 1 ano, de Francisco Morato, ambos com precondições de risco – portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e imunodeprimidos, que podem ficar mais vulneráveis à infecção.

Vacinar-se contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito.

Calendário vacinal

O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal.

A vacina é a única forma segura de prevenir o sarampo
Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil
A vacina é a única forma segura de prevenir o sarampo

Preciso tomar a vacina contra o saramp0?

Pessoas com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado. Vale também dizer que a vacina é contraindicada para pessoas imunodeprimidas e gestantes.

Quem  tiver dúvidas quanto à imunização adequada deve procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação.