Entenda o câncer que matou filho do ator Tim Roth aos 25 anos

O tipo de tumor afeta com mais frequência adolescentes e adultos jovens. Veja os sinais e sintomas mais comuns

O músico Comarc Roth,  filho do ator Tim Roth, que atuou como Abominável em “O Incrível Hulk”, morreu de câncer aos 25 anos. A morte aconteceu no dia 16 de outubro, mas só foi comunicada na segunda-feira, 31.

Ele havia sido diagnosticado com coriocarcinoma, um tipo de câncer de células germinativas em novembro de 2021. Quando o câncer foi descoberto, já estava em estágio 3, considerado avançado.

Filho do ator Tim Roth morre de câncer raro aos 25 anos
Créditos: reprodução/Instagram
Filho do ator Tim Roth morre de câncer raro aos 25 anos

O jovem chegou a falar sobre seu diagnóstico em suas redes sociais para incentivar que as pessoas procurassem seus médicos e fizessem exames.

Ele também comentou sobre seu tratamento que incluiu quimioterapia, medicamentos, transplantes, transfusões e cirurgias. Apesar de tudo isso, durante esse processo, ele emagreceu mais de 20kg e perdeu parte da audição.

O que é câncer de células germinativas?

O câncer de células germinativas é um tipo raro de câncer. Os tumores são de crescimentos crescimento rápido e se formam a partir de células reprodutivas.

De acordo com o Instituto de Pesquisas sobre o Câncer, do Reino Unido, a maioria desses tumores ocorre nos testículos ou nos ovários porque é é onde estão a maioria das células germinativas. Mas também pode ocorrer em outras áreas do corpo, como abdômen, cérebro e tórax.

Esse tumores geralmente se formam onde os óvulos são produzidos (ovários) e onde o esperma é produzido (testículos)
Créditos: jxfzsy/istock
Esse tumores geralmente se formam onde os óvulos são produzidos (ovários) e onde o esperma é produzido (testículos)

Os principais tratamentos são cirurgia e quimioterapia. Porém, a abordagem médica vai depender do tipo de tumor de células germinativas e da localização no corpo.

Esse tumores de células germinativas são raros em crianças, representando apenas 3,5% dos diagnósticos de câncer. Por outro lado, são mais comuns em adolescentes e adultos jovens, representando 13,9% dos cânceres diagnosticados entre 15 e 19 anos.

Sinais e sintomas

Os sintomas do tumor de células germinativas dependem de fatores como o tamanho e a localização no corpo.

Quando ocorre nos ovários, por exemplo, a mulher pode sentir desconforto ou dor pélvica, massa dolorosa no ovário, barriga inchada, dor abdominal semelhante à apendicite, sangramento vaginal irregular e náusea.

Já se a localização for nos testículos, os sintomas podem incluir  caroço sólido e firme em um testículo, dor ou peso no escroto, dor abdominal ou dor na virilha, testículo de formato estranho e dores nas costas.