Catraca Livre: 8 alimentos comuns que têm calorias negativas
Entenda como os alimentos com calorias negativas podem ser aliados na perda de peso; veja a lista e os benefícios
Há uma infinidade de alimentos que podem nos ajudar a manter ou melhorar a saúde. Muitos deles, inclusive, são deliciosos, mas também podem auxiliar na perda de peso por terem calorias negativas.
Calorias negativas? Mas, o que isso significa? Calorias negativas caracterizam os alimentos que, apesar de fornecerem energia, obrigam o corpo a gastar ainda mais durante sua digestão.
O que são alimentos com calorias negativas?
Não é que esses alimentos em si tenham calorias negativas, mas sim que, durante o processo de digestão, eles forçam o corpo a gastar mais energia do que eles próprios fornecem.
- Como controlar o colesterol alto quando ele é genético
- 4 destinos para conhecer e se encantar na Costa das Baleias
- Como manter a forma com o passar dos anos? Veja estas 5 dicas
- Estes são os principais sintomas de câncer de fígado
O gasto calórico para digerir esses alimentos é variável e depende de cada organismo. No geral, alimentos ricos em fibras tendem a gastar mais energia durante a digestão, pois permanecem mais tempo no corpo e retardam a fome.
Para não haver confusão, existem duas categorias de alimentos: calorias vazias e calorias negativas. Calorias vazias são aqueles alimentos, que ao serem consumidos geram imensa quantidade de calorias (fast food e açúcar refinado). Estes não contêm nenhum valor nutricional.
Benefícios de incluir alimentos com calorias negativas em sua dieta
Incorporar alimentos com calorias negativas em sua dieta não apenas pode ajudar a emagrecer, mas também trazer vários outros benefícios para a saúde.
Isso porque muitos desses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, pois aceleram o metabolismo e ainda auxiliam na digestão e no controle da pressão arterial.
Alimentos com calorias negativas
Abaixo, veja algumas opções de alimentos com calorias negativas, conheça os benefícios e aproveite para encher o seu prato.
- Alho: fonte de potássio, cálcio e magnésio, o alho auxilia no combate a vírus, infecções e inflamações, além de ser benéfico para problemas respiratórios como asma e bronquite.
- Melancia: com alta composição de água, a melancia possui poder diurético e é rica em fibras, ferro, cálcio e vitaminas A, B e C. Também tem glutationa, um antioxidante potente que retarda o envelhecimento.
- Abobrinha: diurética e rica em vitaminas A e C, a abobrinha é composta 90% por água. São cerca de 18 calorias por 100 gramas e seus fitonutrientes promovem a regularidade intestinal e ajudam no equilíbrio hídrico do corpo.
- Toranja: em 100g e toranja, há cerca de 40 calorias. Além disso, ela é um depósito de vitamina C, ácido fólico e potássio e com pectina de fibra solúvel.
- Cebola: fonte de vitamina C, potássio, cálcio, ferro e fósforo, a cebola não apenas auxilia em problemas estomacais e intestinais, mas também atua na prevenção da gripe.
- Pepino: são cerca de 16 calorias por 100 gramas. Rico em ferro, potássio e betacaroteno, o pepino possui efeito diurético, contribuindo, assim, para a saúde geral.
- Alface: destaque nas dietas de emagrecimento, a alface contém apenas 6 calorias por 100 gramas. É rica em potássio, cálcio, ferro e vitaminas A, B3 e C.
- Limão: com propriedades para tratar resfriados, gripes e melhorar a circulação sanguínea, o limão é uma fonte de cálcio, potássio e vitamina C.
Então, o consumo de uma dieta equilibrada, incluindo alimentos saudáveis como os mencionados acima, é essencial para manter a boa saúde e facilitar a perda de peso.
Faça sempre escolhas alimentares conscientes e siga o conselho da Catraca Livre: consulte um nutricionista para orientações mais personalizadas.