Últimas notícias:

Loading...

CDC alerta para surto de doença meningocócica com 7 mortes nos EUA

Até o momento, 26 casos foram identificados e 7 mortes confirmadas

Por: Redação

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiu um alerta sobre um surto de doença meningocócica no estado americano da Flórida. Segundo a agência, já foram identificados 26 casos graves da doença e sete óbitos.

Chama atenção o fato de o surto estar afetando principalmente homens que fazem sexo com homens. Pelo menos 24 dos casos e seis das mortes ocorreram entre homens gays e bissexuais, disse a agência em um comunicado à imprensa.

doenca meningococica
Crédito: Dr_Microbe/istockA Neisseria meningitidis, a bactéria que causa a meningite, geralmente é transmitida por contato próximo ou prolongado

Embora o número de casos não seja alto, registros de meningite preocupam porque a evolução da doença é muito rápida. Inicialmente, os sintomas se assemelham com os da gripe e ainda incluem febre alta, dor de cabeça, torcicolo, náusea ou vômito ou erupção cutânea roxa escura.

O CDC recomenda que homens que fazem sexo com homens tomem a vacina meningocócica se morarem na Flórida, ou conversem com seu médico se estiverem planejando viagem para o estado.

Doença meningocócica

Os dois tipos mais comuns de doenças meningocócicas são a meningite, que é uma infecção das membranas que revestem o cérebro e da medula espinhal, e a infecção da corrente sanguínea, que pode matar por infecção generalizada.

A doença, que é causada por uma bactéria, Neisseria meningitidis, geralmente é transmitida por contato próximo ou prolongado, através de secreções respiratórias ou da garganta, como a saliva. Beijar alguém contaminado ou ficar perto de alguém tossindo pode transmitir o vírus.

vacina doença meningocócica
Crédito: Samara Heisz/istockVacina é a melhor forma de prevenir a doença meningocócica

Felizmente, a bactéria não é tão contagiosa como o vírus da gripe, por exemplo, e não há transmissão por contato casual ou breve.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), de 1.500 a mais de 3 mil brasileiros são acometidos todos os anos pela doença que pode ser prevenida com vacina.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>