Chá potente que ajuda a diluir o açúcar no sangue
Os compostos do chá ajudam a melhorar a resistência à insulina, segundo estudos
Existem alguns chás que já demonstraram em estudados ter o potencial de ajudar a regular o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.
Esse açúcar que circula no sangue vem principalmente dos alimentos que ingerimos e dá energia para as células. A insulina, um hormônio que se origina no pâncreas, ajuda as células a absorver a glicose.
Em pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, esse processo é interrompido, levando a níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode causar problemas de saúde.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
De acordo com um estudo chinês, há um risco 17% menor de desenvolver diabetes tipo 2 se você beber pelo menos quatro xícaras de chá preto todos os dias. Na verdade, também constatou-se o mesmo efeito com o chá verde e o oolong.
O chá mostrou que, além de diminuir a glicose no sangue após as refeições, também melhora a capacidade do corpo de controlar o açúcar.
É importante ressaltar que, embora o chá possa ser benéfico como complemento ao tratamento, não deve substituir os medicamentos prescritos pelo médico nem as mudanças no estilo de vida recomendadas.
O que torna o chá preto único?
O chá preto é o tipo de chá mais popular em todo o mundo. É um dos quatro tipos de chá feitos com as folhas da planta camélia sinensis – os outros são chás verde, oolong e branco. A diferença entre os tipos de chás está na forma como os produtores os processam.
Ao contrário de outros chás, as folhas de chá preto passam por um extenso processo de oxidação, expondo as células dentro das folhas ao oxigênio. Especialistas acreditam que essa oxidação pode dar ao chá preto alguns benefícios diferentes do chá verde (que não sofre oxidação). Já os chás oolong e branco sofrem oxidação parcial.