Clareamento com carvão ativado pode desgastar os dentes

Especialista contesta fórmulas que prometem clarear os dentes com segurança

Por: Redação | Comunicar erro
menina escovando o dente com pasta preta
Crédito: cerro_photography/istockPasta com carbono ativado vira febre

Produtos milagrosos que prometem clarear os dentes frequentemente aparecem no mercado. São, no geral, opções mais em conta e acessíveis que o clareamento a laser realizado no consultório odontológico ou feito com moldeiras. Uma das últimas novidades que causou um burburinho na internet foi a pasta de carvão ativado, que  – além da promessa de clareamento – diz auxiliar no combate à placa bacteriana.

Esse argumento é defendido por marcas como Carbon Coco e Curaprox, ambas com produtos similares à pasta de dente tradicional, só que na cor preta.

A pasta da Curaprox afirma que o carbono ativado pode ajudar a clarear manchas por possuir partículas que filtram impurezas que amarelam os dentes.

Mas será que esses produtos funcionam mesmo? E são seguros?

pasta de dente da marca carbon coco
Crédito: divulgaçãoCarbon coco é vendida na versão creme e pó dental

A promessa de clarear os dentes é tentadora, mas deve ser vista com cautela,de acordo com o especialista em Implantodontia e Estética Fernando Reis. “O carvão é extremamente duro, ou seja, abrasivo, portanto não clareia os dentes. É lógico que se tiver um mancha no esmalte, pode até ser que ele remova por abrasão, mas pode prejudicar o esmalte dentário”, alerta.

Em nota enviada à Catraca Livre, a Curaprox diz que o produto é recomendado para uso diário para higienização dos dentes e, em especial, para manutenção do clareamento profissional realizado em consultório odontológico pelo cirurgião-dentista. E de acordo com a marca, o creme dental auxilia na remoção das manchas superficiais através de um processo chamado adsorção, porém, sem danificar a estrutura dental, pois seu índice de abrasividade é comprovadamente baixo.

O que é carvão ativado?

Embora de aspecto parecido com o carvão de churrasqueira, o carvão ativado utilizado nesses produtos é outro. A fórmula do carvão da pasta se dá através da queima de matérias orgânicas, como madeiras e cascas de coco, em temperaturas elevadas. O resultado dessa queima é a forma de carbono puro de grande porosidade. O produto costuma ser muito utilizado em sistemas de filtragem de água.

Outras opções de clareamento 

O mais recomendado para quem quer branquear os dentes é optar por uma alternativa indicada e orientada por um dentista. A partir de uma avaliação, é possível definir o melhor tratamento clareador ou uma combinação deles para cada paciente.

O que realmente clareia, segundo o especialista Fernando Reis, é o peróxido de hidrogênio utilizado em moldeiras e no tratamento a laser. “Em contato com os pigmentos dentários, o oxigênio quebra as moléculas escuras, dos pigmentos, as dissolvendo”, explica.

A diferença entre os métodos é a concentração utilizada e o tempo de ação dos produtos, podendo causar sensibilidade temporária, um dos principais motivos para o tratamento ser muito bem supervisionado pelo profissional.

Entre os tratamentos possíveis estão:

  • Gel de Peróxido de Hidrogênio

O agente clareador utilizado é o peróxido de hidrogênio. Pode ser usado no consultório ou em casa (método caseiro), desde que bem supervisionado pelo profissional. É um método mais rápido, porém de maior sensibilidade. O número de visitas necessárias e a duração das aplicações podem variar muito com a idade e o grau de escurecimento dos dentes, entre outros fatores. Portanto, não é possível determinar o tom final do clareamento, o que depende da resposta biológica de cada pessoa. As duas arcadas dentárias são clareadas simultaneamente.

  • Clareamento com Gel de Peróxido de Hidrogênio e Luz (Laser, LED ou Luz Halógena)

No tratamento realizado no  consultório,  é utilizado o aparelho à laser para acelerar a ação do gel clareador concentrado. Neste caso, o resultado desejado pode ser obtido em apenas uma sessão, sendo feitas as duas arcadas simultaneamente. A vantagem, além da rapidez, é a ausência de moldeiras. Geralmente é utilizado o método conjugado, ou seja, o de consultório + o método caseiro (moldeiras).

  • Em Casa sob Orientação – Método Caseiro

Uma terceira opção é fazer o tratamento supervisionado em casa. Neste caso, são fornecidas as moldeiras, o gel clareador e as instruções de aplicação. Normalmente, o produto é aplicado diariamente por no mínimo 30 minutos, dependendo da concentração do gel clareador indicado. O clareamento é feito na arcada superior e inferior. O resultado esperado é alcançado em torno de 15 dias,  iniciando por uma concentração mais baixa para poder modular o grau de sensibilidade. O agente clareador, nesse caso, é o Peróxido de Carbamida.

É preciso ter sempre em mente que o clareamento não é definitivo. Para evitar que os dentes voltem a escurecer é importante fazer as manutenções de forma adequada. Além dos cuidados básicos, como escovar os dentes após as refeições, é preciso pensar na escolha dos alimentos, que também podem influenciar nos resultados, escurecendo e manchando o esmalte com o tempo e a frequência. Café, chá, refrigerantes, açaí e vinho tinto, por exemplo, devem ser evitados, bem como o tabaco ou cigarro.

1 / 8
1
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
2
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
3
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
4
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
5
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
6
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
7
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
8
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.