Especialista ensina como acabar com o mau hálito pela manhã

Saiba o que evitar e o que consumir para purificar o hálito

Por: Redação Comunicar erro

A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é propriamente uma doença, mas um sinal de desequilíbrio no organismo. O problema é mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa, o que causa um grande constrangimento nas relações sociais.

Existem dois tipos de halitose: o mau hálito crônico, que persiste mesmo após a higienização dos dentes e da língua, e o mau hálito matinal.  Este último acontece por conta de uma leve hipoglicemia e da redução do fluxo salivar que ocorre após várias horas de sono. “Essa situação faz com que a concentração de microorganismos nesse ambiente seja favorecida, e por isso ocorre o cheiro ruim que desaparece após uma boa higiene dos dentes e da língua”, explica a dentista Lorena Simões.

mulher com uma toalha na cabeça conferindo o hálito
Crédito: peopleimages/istockMau hálito pode ter diferentes causas

Embora muitas vezes inevitável, é possível amenizar o odor pela manhã com algumas mudanças na alimentação no dia anterior. E isso tem uma explicação simples: muitas vezes, o mau cheiro da boca também é fruto da formação de gases da digestão.

De acordo com Lorena, dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, bem como alimentos ácidos, doces e uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes podem piorar a situação.

“O consumo excessivo de café e álcool, tabagismo, diabetes, amigdalites, cáseos amigdalianos, boca seca, uso de certos medicamentos, estresse, ansiedade, sinusites e problemas estomacais são outros fatores que também comprometem o hálito”, explica a especialista. ⠀

Confira abaixo alguns hábitos que ajudam a purificar o hálito:

  • Ingerir alimentos fibrosos (como cereais e frutas);
  • Beber ao menos dois litros de água por dia
  • Mastigar bem os alimentos.
mulher bebendo água
Crédito: spukkato/istockBeber mais água e higienizar bem a boca são recomendações importantes

Quando o mau hálito persiste, é importante consultar um dentista para que ele possa identificar a causa da halitose e propor um tratamento adequado, caso seja necessário.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …