Como anda sua saúde mental? 5 dicas de autocuidado essenciais que vão ajudar a fortalecê-la

Muitos de nós não percebemos o quão prejudicial pode ser negligenciar nosso autocuidado e como isso pode levar ao aumento dos níveis de estresse e exaustão

Por Silvia Melo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
16/10/2024 05:31

Autocuidado é qualquer atividade ou rotina que se concentra na sua saúde e bem-estar. Não se limita a dias no spa, mas envolve os passos mais fundamentais de cuidar das suas necessidades físicas, mentais e emocionais. Qualquer coisa, desde descansar o suficiente até socializar com entes queridos ou comer bem, pode ser considerado autocuidado.

O autocuidado não precisa ser o mesmo para cada pessoa. As maneiras pelas quais você cuida de si mesmo podem diferir das rotinas de autocuidado das pessoas ao seu redor, dependendo de suas necessidades específicas.

Muitos de nós somos propensos a negligenciar completamente o autocuidado por acreditar que priorizar nossas próprias necessidades é um ato de egoísmo, ou porque simplesmente não temos tempo. 

No entanto negligenciar nosso autocuidado pode levar ao aumento dos níveis de estresse, exaustão emocional e até mesmo esgotamento. 

Conheça algumas formas de priorizar seu autocuidado e melhorar seu bem-estar
Conheça algumas formas de priorizar seu autocuidado e melhorar seu bem-estar - dariavoronchuk/depositphots

Tipos de autocuidado que impactam positivamente a saúde mental

Autocuidado físico

O autocuidado físico envolve atividades que fortalecem ou restauram o bem-estar do seu corpo. Por exemplo, a atividade física libera endorfinas que elevam seu humor e estão ligadas à diminuição da depressão, estresse e ansiedade.

Certas escolhas alimentares, como comer alimentos que contenham ômega-3 ou probióticos, por exemplo, podem melhorar seu humor também.

Por outro lado, comer muitas guloseimas açucaradas ou alimentos ultraprocessados ​​pode ter um efeito negativo em sua saúde física e emocional.

Autocuidado emocional

O autocuidado emocional pode incluir etapas para construir consciência emocional e aprender a reconhecer e gerenciar melhor suas emoções. 

Práticas de autocuidado emocional, como escrever um diário, meditar ou reservar um tempo para terapia, também podem ajudar você a refletir sobre experiências passadas e se curar de traumas.

Autocuidado mental 

Autocuidado mental é qualquer atividade que melhora seu bem-estar psicológico. Pense em meditação, técnicas de gerenciamento de estresse ou passar tempo com um animal de estimação.

Quando você não reserva um tempo para essas atividades, o estresse e a ansiedade podem aumentar e colocá-lo em risco de esgotamento.

Autocuidado social

Evidências sugerem que o isolamento e a solidão implacáveis ​​podem prejudicar a saúde mental e até mesmo afetar seu bem-estar físico, agravando os sintomas de depressão e enfraquecendo seu sistema imunológico.

O autocuidado social, que envolve promover um senso de pertencimento com os outros, pode ajudar a protegê-lo das consequências negativas do isolamento. Essa forma de autocuidado pode incluir nutrir amizades atuais, laços familiares ou relacionamentos românticos.

Autocuidado espiritual

O autocuidado espiritual envolve se conectar com algo maior que você, como um poder superior, ou buscar sabedoria e compreensão em seu interior.

O autocuidado espiritual pode beneficiar sua saúde mental e emocional de várias maneiras. Você pode promover isso por meio da leitura e do estudo, ou da meditação.

Dicas e estratégias de autocuidado

Dica 1: crie um plano de autocuidado personalizado

Considere os problemas atuais que você quer abordar ou áreas da sua vida que você pode ter negligenciado recentemente. Reserve um tempo para criar metas para o dia, semana ou mês seguinte.

Esta lista pode incluir a atividade específica que você deseja fazer, bem como informações como horário e local.

Por exemplo, você pode se comprometer com uma hora de preparação de refeições semanais em uma noite de domingo, 30 minutos de corrida em uma manhã de segunda-feira ou caminhar três vezes por semana após o trabalho.

Dica 2: faça ajustes quando necessário

Seus objetivos não precisam permanecer fixos para sempre. As coisas mudam. Você pode ter novas responsabilidades de trabalho que exijam que você mude sua agenda de exercícios, por exemplo. Ou você pode ter que mudar sua rota de corrida. Mantenha-se flexível e seja criativo quando a mudança for necessária.

Dica 3: experimente técnicas de relaxamento

Você pode tentar técnica de respiração profunda, que ajudam a relaxar. Existe uma variedade de técnicas, e você pode facilmente combiná-las com outras práticas de relaxamento. Por exemplo, você pode se concentrar na sua respiração enquanto toma um banho relaxante, deita na grama em um parque ou antes de dormir.

Pode também tentar relaxamento muscular progressivo. Esta técnica requer que você gradualmente tensione e depois relaxe diferentes grupos musculares.

Assim como a respiração profunda, o relaxamento muscular progressivo também pode ser usado em combinação com outras práticas de relaxamento.

Dica 4: construa sua rede social

Participe de grupos que se alinham com práticas de autocuidado. Você pode nutrir seus interesses e, ao mesmo tempo, expandir seu círculo social.

Grupos de yoga, meditação ou de qualquer prática esportiva podem ajudá-lo a atingir suas metas de autocuidado.