Como organizar melhor os alimentos na marmita de vidro

Se você prefere levar sua própria comida ao trabalho, atenção para essas dicas que te ajudarão a organizar melhor os alimentos na marmita. Para começar, de acordo com o programa Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os recipientes de vidro são os mais indicados.

Recipientes de vidro são os mais indicados para armazenar os alimentos
Recipientes de vidro são os mais indicados para armazenar os alimentos

O vidro, além de ser puro e inerte, está livre de disruptores endócrinos, como o Bisfenol A. Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a substância está relacionada ao desenvolvimento de doenças, como o câncer.

No caso da refeição, e recomendável é que ela seja feita a cada três dias, sendo que as carnes ficam mais saborosas se preparadas no dia anterior. O ideal é colocar o alimento direto no refrigerador assim que estiver pronto.

Dá para levar salada? Claro! Deve. No geral, as pessoas deixam de incluí-la na marmita para não misturar os alimentos frios e quentes. Leve a salada à parte e tempere-a apenas na hora de comer para que as folhas não fiquem murchas nem junte água no recipiente.

E cuidado: alimentos com molhos ou à base de ovos devem ser evitados, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o resto da comida.

Partindo da proporção de um prato, o indicado é armazenar na marmira ½ prato de verduras e legumes (crus ou cozidos); ¼ de alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata); ¼ com proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, lentilha) e proteína animal (carne, frango, peixe, ovo); e 1 porção de fruta como sobremesa.

Você também pode levar os lanches da tarde em marmitas, como por exemplo, salada de frutas, iogurte, mix de castanhas, biscoitos integrais e bolos simples.

Com informações do blog É Puro. É Vidro.