Conheça 5 remédios naturais contra a infecção urinária

Apesar de ajudarem, essas alternativas não devem substituir o tratamento indicado por um médico

A infecção urinária é uma condição comum que pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum entre as mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). Ela é causada por bactérias que invadem o trato urinário, causando dor e desconforto. Embora os antibióticos sejam frequentemente usados para tratar a condição, muitas pessoas acabam recorrendo aos remédios naturais.

Por possuírem ação antibacteriana e, em alguns casos, anti-inflamatória, acabam ajudando a combater as bactérias das vias urinárias e aliviar os sintomas. Apesar disso, é sempre importante procurar um médico para avaliação e diagnóstico correto.

Veja a seguir 5 remédios naturais para infecção urinária:

Chá de camomila

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor e o desconforto causados pela infecção urinária. O chá de camomila pode ser consumido diariamente, adicionando-se um pouco de mel para adoçar.

Cranberry

O suco de cranberry é um dos remédios naturais mais populares para tratar a infecção urinária. Estudos mostraram que o suco de cranberry pode prevenir a adesão de bactérias na parede da bexiga, reduzindo o risco de infecção.

O suco deve ser consumido puro, sem açúcar, e em pequenas quantidades, para evitar o aumento do açúcar no sangue.

Estudos já atestaram o suco de cranberry como um remédio natural contra infecção urinária
Créditos: dito:Iryna Baranouskaya/istock
Estudos já atestaram o suco de cranberry como um remédio natural contra infecção urinária

Chá de salsinha

Essa infusão é daquelas receitas de avó que também podem ajudar. Isso porque esse chá é um forte diurético natural, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que consequentemente acelera a eliminação das bactérias do trato urinário.

Chá de cavalinha

O chá de Cavalinha é coadjuvante em casos de infecção urinária por conta de seu efeito diurético. Basicamente, ele vai funcionar estimulando a eliminação dos microrganismos presentes na bexiga e uretra.

Mas, atenção! O chá de cavalinha não deve ser consumido por mais que uma semana seguida, pois pode levar à perda de minerais importantes para o organismo.

Chá de cavalinha possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar os microrganismos causadores da infecção urinária
Créditos: Madeleine_Steinbach/istock
Chá de cavalinha possui propriedades diuréticas que ajudam a eliminar os microrganismos causadores da infecção urinária

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um remédio natural que ajuda a equilibrar o pH da urina, impedindo que as bactérias se proliferem. Ele também tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. O vinagre de maçã pode ser diluído em água e consumido diariamente.

Remédios naturais não substituem avaliação médica

Incorporar esses remédios naturais em sua rotina diária pode ajudar a aliviar os sintomas da infecção. Porém, eles não devem substituir o tratamento médico adequado.

Ao notar qualquer sintoma de infecção urinária, consulte um médico para avaliação, diagnóstico preciso e devidas orientações.

Quando a condição não é tratada corretamente, as bactérias podem subir para o rim e gerar várias complicações, como infecção generalizada, que pode ser grave.

Quais os sintomas da infecção urinária?

Os sintomas típicos incluem febre, dor abdominal inferior ou na área pélvica e até na parte inferior das costas, vontade de urinar com mais frequência mesmo em pequenas quantidades, sensação de queimação ao urinar e um odor desagradável na urina.

Dor ou ardência ao urinar

Um dos sintomas mais comuns da infecção urinária é a dor ou ardência ao urinar. Isso ocorre porque a bactéria irrita a parede da bexiga, causando inflamação. A dor pode ser descrita como uma sensação de queimação ou picada.

Urgência para urinar

A infecção urinária também causar a sensação de que a bexiga está cheia, por isso, a pessoa pode sentir a necessidade de urinar com frequência, mesmo quando não tem urina suficiente na bexiga.

Dor na região pélvica ou abdominal

A inflamação da bexiga pode se espalhar para outras áreas do trato urinário, causando dor na região pélvica ou abdominal, que pode ser leve ou intensa, dependendo da gravidade da infecção.

Sangue na urina

Em alguns casos, a infecção urinária pode causar sangue na urina porque a bactéria pode danificar os vasos sanguíneos na parede da bexiga. Dessa forma, a urina pode ter uma cor rosa, vermelha ou marrom.

Febre e calafrios

Quando o corpo está lutando contra a infecção, é comum a pessoa sentir febre, que pode ser acompanhada de suores noturnos e fadiga.