Coronavírus: governo do DF suspende aulas e eventos por 5 dias

Medida também estabelece que bares e restaurantes devem manter suas mesas a uma distância mínima de dois metros entre elas

Após registrar o segundo caso de coronavírus (Covid-19) em Brasília, o governo do Distrito Federal decidiu nesta quarta-feira, 11, suspender por cinco dias as atividades escolares e eventos públicos.

A Secretaria de Segurança do DF informou ainda que a decisão vai durar pelo menos até o dia 20 de março e se aplica também às visitas em todos os presídios em Brasília.

No Brasil, há 52 confirmações e 907 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19)
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
No Brasil, há 52 confirmações e 907 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19)

“A medida tem caráter preventivo e está alinhada com as ações do GDF voltada para a prevenção de possíveis contágios com o coronavírus”, informou a secretaria em nota.

O decreto, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, também estabelece que bares e restaurantes devem manter suas mesas a uma distância mínima de dois metros entre elas.

Segundo o governo do Distrito Federal, a medida foi adotada em função de a OMS (Organização Mundial da Saúde) ter decretado pandemia mundial de coronavírus nesta quarta-feira,11.

O decreto, assinado por Ibaneis, considera que a situação envolvendo o coronavírus “demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no Distrito Federal”.

Casos no Brasil aumentam

No Brasil, o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu de 34 para 69. O último balanço divulgado na tarde desta quarta-feira, 11, pelo Ministério da Saúde, fala em 52, mas posterior a isso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso e o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos.

Funcionários do aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, usam máscaras para se protegerem do coronavírus
Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil
Funcionários do aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, usam máscaras para se protegerem do coronavírus

São Paulo é o estado com o maior número de casos, são 46 pacientes no total. Os outros casos estão localizados no Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no último boletim, há 907 casos suspeitos, que estão sendo monitorados. Até agora, 935 já foram descartados.

Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.

Sintomas do novo coronavírus

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

  • -Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
  • -Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
  • -Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • -Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • -Manter o ambiente ventilado;
  • -Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.

ilustração ensinando o jeito de lavar as mãos
Créditos: Catraca Livre